Arquivo do blog

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

"Orai sem Cessar"


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,1-4)(08/10/25)


1. Caríssimos, a oração eficaz é aquela que chega aos céus e é logo atendida, isto significa que por ela realizamos a vontade de Deus, isto é, vivemos tão intimamente ligados a Ele que podemos rezar como o Senhor Jesus rezou antes da ressurreição de Lázaro: "Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre me ouves." (Jo 11,41-42a).

2. Exortando sobre o dom da oração, assim escreveu são Maximiliano Maria Kolbe: "A oração, e só a oração, é uma arma eficaz na luta pela liberdade e a felicidade das almas. E porquê? Porque uma finalidade sobrenatural só se alcança com meios sobrenaturais.

3. O Paraíso, ou seja, se assim podemos exprimir esta realidade, a divinização da alma, é uma realidade sobrenatural no sentido mais completo da palavra, e um fim que não conseguimos alcançar com as nossas forças naturais. Temos de recorrer a um meio sobrenatural: a graça de Deus.

4. E só conseguimos obte-la pela humildade e a oração confiante. Só a graça ilumina a nossa inteligência e fortifica a nossa vontade; ela é o meio para obter a conversão, isto é, a libertação da alma dos laços do mal.

5. A conversão e a santificação da alma é e será sempre obra da graça divina. Sem a graça de Deus, nada podemos fazer neste domínio, nem com a palavra viva, nem com a nossa insistência, nem com nenhum outro meio exterior. Peçamos, pois, a graça, para nós e para os outros, com uma oração humilde, com mortificação e com a fidelidade no cumprimento das nossas tarefas mais simples e mais habituais. 

6. Quanto mais perto de Deus está uma alma, mais preciosa é para Deus; quanto mais O ama, mais é amada por Deus; só então pode ajudar os outros de forma eficaz, tanto mais que os seus pedidos lhe são concedidos com maior facilidade e amplitude." (São Maximiliano Maria Kolbe, OFMConv. mártir - Conversa de 1924 e carta de 01/12/1940).
.
7. Portanto, caríssimos, a oração mais eficaz que existe e que mais agrada a Deus é a oração filial do Pai nosso ensinada por nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Altíssimo, aquele que tem todo poder sobre o céu e a terra. 

8. E com isso o Senhor nos ensina também que nada faz sem a oração, porque rezar é amar, é fazer sempre a vontade do Pai, como nos exorta são Lucas: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." (Lc 18,1). 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox