PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,57-62)(01/10/25)
.
1. Caríssimos, o viver de cada dia é a via natural com sua lei própria que o Senhor em seu infinito amor dispôs à nosso favor para vivermos em comunhão com Ele aqui e no devir eterno; ora, tudo o que precisamos para isso é seguir os seus preceitos fielmente em justiça e santidade sem jamais sair da Sua presença.
.
2. No Evangelho de hoje, são Lucas nos apresenta três exemplos de chamados ao seguimento do Senhor. No primeiro alguém do povo diz a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. De fato, todo dizer carrega em si uma ou mais intenções, e isso o Senhor revela ao seu interlocutor e à todos: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.
.
3. No segundo caso, "Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Ou seja, em meio à disposição de seguir o Senhor não pode existir demora ou apegos sentimentais, porque seguir o Senhor significa portar em si o Reino de Deus e anuncia-lo.
.
4. No terceiro caso, "Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Ou seja, quem se dispõe seguir Jesus não vive do passado, mas faz acontecer o futuro no presente, seguindo os Seus passos.
.
5. Portanto, caríssimos, não podemos seguir o Senhor Jesus repletos de interesses pessoais, sentimentalismos ou indecisões; pois, seguir o Senhor requer desapego, renúncia, decisão; porque somente Ele nos realiza totalmente em todos os sentidos de nossa vida.
.
6. Destarte, rezemos com Santa Teresinha neste dia em que a Igreja celebra a sua memória: "Recorda-Te de que, estrangeiro neste mundo,
andaste errante, Tu, o Verbo eterno,
nada tinhas, nem sequer uma pedra,
nem um abrigo, como as aves do céu.
7. Ó Jesus! Vem repousar em mim,
vem, que minha alma está pronta para Te receber,
meu amado Salvador,
repousa no meu coração,
que é teu." (Poesia «Jesus, meu amado, recorda-Te!», estr. 1, 6-8).
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário