Arquivo do blog

domingo, 8 de fevereiro de 2026

Vós sois a luz do mundo, que brilhe as vossas boas obras...

 Homilia do 5°Dom do tempo comum (Mt 5,13-16)(08/02/26)

.

1. Caríssimos, a liturgia deste domingo trata do discipulado de Cristo; Certa feita, disse o Senhor: "Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." Isso quer dizer que todo aquele que o segue é iluminado por Ele e torna-se luz do mundo; é temperado pelo sal da graça santificante, pondo sabor em tudo o que faz, pois, essas virtudes revelam a Sua Vontade posta em prática.

.

2. "O sal sensivelmente dá sabor ao pão e a todos os alimentos, impede certas carnes de apodrecerem, conservando-as durante muito tempo. Considera que o mesmo acontece com a guarda da inteligência, pois ela cumula de sabor divino tanto o homem interior como o homem exterior, expulsa o odor fétido dos maus pensamentos e permite-nos perseverar no bem."


3. "De uma sugestão nascem numerosos pensamentos e destes más ações sensíveis; mas quem, com Jesus, apaga imediatamente a primeira, evita as suas consequências e poderá enriquecer-se com o suave conhecimento divino pelo qual encontrará Deus, que está presente em toda a parte." (Hesíquio do Sinai).

.

4. Com efeito, "Quando as nuvens de poeira se dissipam, o ar fica limpo; da mesma maneira, quando os fantasmas das paixões se dissipam diante de Jesus Cristo, o Sol da Justiça, nascem no coração pensamentos luminosos, semelhantes às estrelas. Pois Jesus ilumina o espaço sagrado do nosso coração" com a luz divina de Sua presença. 


5. Desse modo, a alma repousa em Deus na mais pura e sublime contemplação, envolvida por Sua Divina Misericórdia. Tudo isso é graça recebida e partilhada como fruta da salvação que experimenta da parte do Espírito Santo que a conduz. 

.

6. ​Portanto, caríssimos, ser sal da terra e luz do mundo não é uma glória humana, mas uma graça que Deus nos dá para isto. Decerto, assim como o sal se dissolve para dar sabor e a luz se consome para iluminar, o discípulo é chamado a se doar totalmente a serviço do Reino de Deus. 


7. ​Que a Santíssima Virgem Maria, a Estrela da Manhã, nos ajude a manter acesa a chama viva da fé, preservando o sabor da santidade. Caminhemos, pois, com o coração inflamado por Jesus, transformando cada rincão deste mundo em um espaço sagrado de Sua presença e de Sua paz.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox