Arquivo do blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

O que mais precisamos nesta vida?

 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,7-13)(05/02/26)

.

1. Caríssimos, a perfeita comunhão com Deus, nosso Pai, nasce das virtudes da obediência e da fidelidade que consiste no cumprimento dos seus santos mandamentos por meio do seguimento do seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que nos ensinou: “Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição."

.

2. Decerto, a Lei dada por Deus à Moisés, no Antigo Testamento, revela a Sua Vontade presente nela, gerando a liberdade dos seus eleitos à medida que a punham em prática. Com o advento do Senhor Jesus, as Palavras da Lei foram elevadas à plenitude do amor, pois, foi para isto que o Senhor veio a este mundo, salvar a todos que o seguem à medida que entregam a própria vida em obediência à vontade do Pai.

.

3. Na primeira leitura desta liturgia, o rei Davi prestes à deixar este mundo, instruiu o seu filho Salomão, mostrando-lhe que a maior riqueza de um governante é a piedade e o temor de Deus. E Salomão aprendeu tão bem as suas instruções que ao escrever o livro de Sabedoria, iniciou dizendo: 


4. "Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração, porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança." (Sb 1,1-2).

.

5. O Evangelho de hoje começa com o Senhor Jesus instruindo os discípulos e os enviando dois a dois em missão. A primeira instrução, trata-se do despojamento material; depois a não preocupação com a própria sobrevivência, pois, a quem serve a Deus nos irmãos nada lhe falta. Ensinou também a evitar qualquer polêmica, uma vez que o sentido do anúncio da Palavra, é o Reino de Deus e a sua justiça.

.

6. Portanto, caríssimos, a missão que os discípulos receberam não tinha como fundamento os recursos humanos ou estratégias de poder, mas a confiança inabalável na Providência Divina. Também nós somos chamados a caminhar com leveza, levando apenas o essencial: a paz de Cristo e o testemunho de uma vida transformada pela obediência à sua Palavra de Vida Eterna.

.

7. Que, a exemplo de São Francisco de Assis, possamos trilhar o caminho do despojamento, confiantes de que o Senhor Jesus caminha conosco e provê tudo o que é necessário para a edificação do Seu Reino e a salvação das nossas almas.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox