Arquivo do blog

domingo, 7 de abril de 2019

NÃO CONDENES PARA NÃO SERDES CONDENADOS...


Homilia do 5°Dom da Quaresma (Jo 8,1-11)(07.04.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, a causa da cegueira espiritual é a multidão de pecados que uma alma carrega em si e tendenciosamente os projeta nos outros, porque tudo encherga a partir dos pecados que carrega, por isso, nunca percebe a gravidade de seus atos, porque acha que está agindo certo acusando os outros. Pessoas que agem assim sofrem terrivelmente todo tipo de doenças psíquicas, porque no fundo se acham culpadas, mas, sem arrependimento cincero voltam a cometer os mesmos erros.
.
De fato, quem vive para julgar e condenar os outros se esquerce de praticar as virtudes da misericórdia e do perdão e também que cometem os mesmos pecados ou ainda maiores, por isso, tornam-se ainda mais culpados por colaborarem com o espírito imundo de acusação. É bem como nos ensinou São Paulo: "Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles."
.
Na primeira leitura de hoje o Profeta Isaías nos ensina por sua profecia que o Senhor faz nova todas as coisas e por isso nos pede para esquecer o passado e assim construir o futuro a partir do novo de Deus em nossa vida. Já na segunda leitura São Paulo nos ensina que o novo de Deus para a vida da humanidade é Cristo que por sua morte e ressurreição nos libertou do pecado, da morte e de todo o mal.
.
Conclusão: Caríssimos, o Evangelho de hoje é um resumo de tudo o que foi dito a cima, pois, nos revela que Jesus veio ao mundo para que conhecêssemos quem Deus é realmente, como Ele age libertando à todos que Dele se aproximam mesmo aqueles que lhe querem por à prova para acusa-lo e condena-lo. E assim o Senhor nos dá a conhecer o novo que profetizou Isaías: "Nem eu te condeno vai e não peques mais." Ou seja, "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox