Arquivo do blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

HOMILIA DO 5°DOM DO TEMPO COMUM


 Homilia do 5°Dom do tempo comum (Mc 1,29-39)(07/02/21)

.

Caríssimos, sigamos com determinação o itinerário sapiencial desta liturgia. Na primeira leitura Jó apresenta uma certa contradição interior, por um lado, tem o desejo do viver eterno; mas, por outro, tem consciência de que a vida neste mundo é um sopro. Porém, mesmo sabendo que não pode parar o tempo, todavia, sente que pode dar-lhe um significado eterno por meio da fé e das boas ações que alimenta nele a esperança de ver a Deus face a face.

.

Na segunda leitura, são Paulo nos ensina que o anúncio do Evangelho não é um motivo de glória pessoal, mas um dever que recebemos de Deus, e por isso, o anunciamos com gratuidade na esperança da vida eterna, ou seja, o vivemos no tempo que nos foi dado, como o haveremos de viver na eternidade, com a diferença de que aqui o vivemos em meio às tribulações deste mundo.

.

O Evangelho de hoje nos convida a meditarmos a cena da cura da sogra de Pedro, cuja ação se dá depois que Jesus havia pregado a Palavra de Deus na Sinagoga de Cafarnaum. Se notarmos bem, veremos quais ações que Jesus empreendeu para serem imitadas por nós que somos os seus enviados, como o demonstrou são Paulo na segunda leitura. Jesus anuncia, atende as orações, e cura as enfermidades do corpo e da alma.

.

Com isso, compreendemos que a salvação eterna da humanidade se dá mediante o anúncio do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo poder da Sua Divina Palavra que se cumpre na íntegra, como Ele disse ao enviar os discípulos: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,19-20)

.

Portanto, caríssimos, qualquer ensinamento fora dessa verdade eterna, é um falso ensinamento que não salva ninguém, por estar eivado das ideologias deste mundo e infestado pelas ações maléficas que só serve ao espírito imundo de divisão, de intriga e perdição.

.

Destarte, escutemos são Paulo à esse respeito: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,1-2).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox