Arquivo do blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A OBEDIÊNCIA ALIMENTA A FÉ E A ESPERANÇA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 17,22-27)(09/08/21)


Caríssimos, a vontade de Deus posta à nossa disposição nos ensina que estamos à caminho da plenitude da vida que Dele recebemos, porém, para que realizemos a sua vontade é necessário a nossa obediência aos seus santos mandamentos, como ouvimos Moisés dizer na primeira leitura.


"E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz." De certo, externamente temos os mandamentos como sinais sensíveis da presença de Deus; internamento temos a ação do Espírito Santo nos concedendo as graças necessárias para cumpri-los.


De fato, o que nos faz unidos ao Senhor Jesus, é o Seu amor por nós, ao dar a própria vida para a nossa salvação. Ora, de nossa parte, cabe correspondermos a esse Seu infinito amor, pela a nossa obediência aos seus ensinamentos, como Ele disse: "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve." (Mt 11,28-30).


No Evangelho de hoje Pedro ao ser inquirido pelo fiscal do templo a respeito do imposto a ser pago, responde positivamente por Jesus, mas antes sem consulta-lo, ao que o Senhor respondeu com um milagre de quem conhece a criação e tudo o que nela acontece. Disse então o Senhor: "Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entrega-la a eles, por mim e por ti”.


Portanto, caríssimos, é sumamente importante para nós vivenciarmos os exemplos que colhemos da vivência do Senhor Jesus e seus discípulos, porque eles não se perderam no tempo, ao contrário, como vemos na Carta aos Hebreus: "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." (Hb 13,8). Com isso compreendemos, que de Sua dimensão eterna, o Senhor está sempre conosco, como Ele nos ensinou: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,20b).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox