Arquivo do blog

sábado, 21 de agosto de 2021

FÉ, COERÊNCIA, AUTENTICIDADE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 23,1-12)(21/08/21)


Caríssimos, a vivência da fé requer de nós a renúncia de toda espécie de incoerência e contradição, para não incorrermos no falso testemunho, no viver de aparências, pois tudo o que não é autêntico não se sustenta, porque traz embutido em si o veneno da hipocrisia. Por isso, não basta dizer Senhor, Senhor, mas é preciso pôr em prática a Sua Santa Vontade, para que sejamos verdadeiramente transparentes no testemunho da nossa fé.


Com efeito, trazendo essa exortação para esse nosso mundo tecnológico, cuja facilidade de comunicação é tremenda, vemos que muitos são os que se deixam seduzir por seus enganos, e ávidos pela fama repentina e a perversa doutrina da aparência, deixam de seguir o Senhor Jesus, para se perderem no labirinto escuro da incoerência e do falso testemunho, e com isso, dão mais tempo aos meios de comunicação do que a vida de oração no encontro com Deus.


No Evangelho de hoje vimos que esse mesmo pecado era largamente cometido, porém, de um modo diferente pela ausência das tecnologias atuais, todavia, usando os mesmos modos operantes, como ouvimos do Senhor: "Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre."


E destes Ele nos alerta: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam." Ou seja, entre o dizer e o ser existe um abismo intransponível para os que vivem de aparências e consequentemente na incoerência; porque, de fato, somente os que fazem a vontade de Deus entrarão no Reino dos céus (cf. Mt 7,21-23).


Portanto, caríssimos, as virtudes com as quais combatemos o bom combate da fé, são: obediência, fidelidade, humildade, mansidão, verdade e amor, por meio das quais realizamos os desígnios de Deus, nosso Pai. Peçamos ao Senhor Jesus para que haja coerência entre as nossas palavras e ações, para assim realizarmos a Sua Santa Vontade que é a porta de entrada no Reino dos céus.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox