Arquivo do blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

OS CRITÉRIOS PARA A SALVAÇÃO, SÃO DIVINOS, NÃO SÃO HUMANOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 20,1-16a)(18/08/21)


Caríssimos, os critérios humanos sem a graça de Deus tende a querer limitar tudo inclusive as virtudes eternas, dentre elas o amor e a bondade, presentes nas almas obedientes que o seguem fielmente rumo à vida eterna. Por isso, querer limitar o agir de Deus, impodo-lhe os próprios critérios, é não obedece-lo, é não ama-lo, é não segui-lo.


No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos ensina que não podemos limitar o que não tem limite, ou seja, querer limitar a liberdade divina, é querer submete-lo aos nossos limites, à nossa própria vontade. Ora, Deus é Deus, amor infinito, e não depende de nenhum de nós; ao contrário, nós é que dependemos Dele cem por cento.


Com efeito, a parábola dos vinhateiros contratados para trabalhar na vinha, contada pelo Senhor Jesus, se faz presente hoje no seio da Sua Igreja, mostrando a luta fratricida entre os servos que se intitulam conservadores e os que se intitulam progressistas, os quais desde o Concílio Vaticano II, travam uma luta ferrenha como se a vinha do Senhor fosse deles. E o resultado nefasto são as acusações de ambos os lados, por isso, não teem paz, porque vivem em pecado grave. 


Na parábola o patrão disse a um daqueles que murmuravam contra ele: "Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?"


Portanto, caríssimos, escutemos o que diz o Senhor Jesus nas últimas palavras dessa parábola: "Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”. Ou seja, os critérios para a salvação humana não são humanos, são divinos, e felizes são aqueles que o seguem fielmente, porque quem pensa fazer a vontade de Deus emitindo juízos que divide o seu povo, engana-se totalmente, pois, onde não há obediência e humildade, também não há salvação alguma.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox