Arquivo do blog

sábado, 26 de novembro de 2022

O DIA ETERNO VIRÁ, PREPAREMO-NOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,34-36)(26/11/22)


Caríssimos, esta última liturgia do tempo comum nos leva a contemplar o que Deus tem preparado como herança para aqueles que o amam por meio do seguimento do seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. 

Na primeira leitura São João contempla a cidade santa e nos dá a contempla-la também: "Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e seus servos poderão prestar-lhe culto. Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. 

Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade." (Ap 21,3-5). Ou seja, o mal não mais existirá, como também não existirá nenhum motivo ou possibilidade de se cometer pecados, porque a obediência à Lei de Deus é perfeita em todos os sentidos da vida.

Com efeito, como será então a vida eterna? Será exatamente como nos ensina são Paulo: "Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos." (Ef 4,5-6). Ou seja, é a plena realização da unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Em suma, é a Perfeição da Caridade, de modo que, tudo permanecerá em perfeita harmonia.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos alerta para não cairmos nas tentações que nos afastam da comunhão com Ele: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra." (Lc 21, 34-35).

Portanto, caríssimos, estejamos atentos no cumprimento dos desígnios de Deus a nosso respeito, seguindo fielmente o que nos ensinou o Senhor Jesus, os Apóstolos e a sua Santa Igreja, porque é isso que nos mantém na unidade do Espírito Santo.

Destarte, peçamos humildemente ao Senhor que nos mantenha em perfeita comunhão com a sua vontade para que o nosso testemunho seja autêntico e assim darmos os frutos da vida eterna que Dele recebemos.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox