Arquivo do blog

terça-feira, 15 de novembro de 2022

"QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?"

 

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 18,35-43)(14/11/22)

Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem, sejam bem vindos à nossa meditação diária, o nosso aprendizado da vivência da fé se dá à medida que vemos como agem aqueles que encontram o Senhor Jesus e interagem com Ele, como é o caso do cego de Jericó no Evangelho de hoje.


Meditemos com amor e atenção este Pequeno Sermão. 

Caríssimos, no Evangelho de são João, disse o Senhor Jesus: "Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." (Jo 16,33). De fato, estamos num mundo muito perigoso em todos os sentidos da vida, de modo que o único que nos salva é o Senhor Jesus que por seu sacrifício de cruz venceu o pecado, a morte e o maligno, para nos dar a salvação eterna.

Todavia, precisamos cooperar com Ele, pela obediência à Sua vontade expressa por seus ensinamentos para que venha habitar em nossas almas (cf. Jo 14,23) e assim nos conduzir à santidade sem a qual não podemos ver a Deus (cf. Hb 12,14). É certo que ainda estamos neste vale de lágrimas, mas, somente por um tempo determinado, para em seguida entrarmos na sua glória celeste.

No Evangelho de hoje: "Quando Jesus se aproxima de Jericó, um cego, sentado à beira da estrada a mendigar, pede para ser curado e começa a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim'. Ele tem de levantar a sua voz para ser ouvido, não só para superar o barulho, mas também a indiferença do povo. A multidão repreende-o, mesmo severamente, obriga-o a manter-se calado.

Mas há uma centelha de amor que se acende, quando Jesus, o Nazareno, passa, e o cego grita novamente: 'Jesus filho de Davi, tem piedade de mim'. Ele reza a Jesus, chamando-o pelo nome. Jesus significa: Deus salva. Nos Atos dos Apóstolos lemos: 'Quem invocar o nome do Senhor será salvo' (At. 2,21); "Em nenhum outro há salvação: pois não há nenhum outro nome sob o céu dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (At, 4,12).

A salvação é experimentar em primeira mão o amor gratuito de Deus que nos perdoa. Jesus é a revelação deste amor do Pai. Perante o cego que grita, Jesus pára e ordena que o levem até ele. O diálogo é belo: "O que queres que eu faça por ti? A resposta é imediata: "Senhor, que eu possa ver de novo". Jesus muda a sua vida ao dizer-lhe: "Volta a ter visão! A tua fé te salvou". 

O cego é verdadeiramente a imagem eficaz dos que buscam a Deus: uma vez recuperada a visão, torna-se discípulo, segue Jesus, e louva a Deus. O cego não só vê de novo, como vê na sua vida a novidade que o encontro com Jesus lhe trouxe, e assim segue-o porque Ele é tudo e dá tudo, a vida, e uma nova visão. 

Deus passa frequentemente muito perto de nós: aprendamos a lição do cego de Jericó e clamemos em oração com fé, para que ao passar o Senhor por nós, o percebamos."
(Mons. Angelo Spina).

Amados irmãos e amadas irmãs, "o sofrimento do cego de Jericó atrai o Senhor Jesus imediatamente por entre o barulho da multidão. O sofrimento do Senhor é o maior amor", como Ele mesmo disse: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois os meus amigos se fazeis o que vos mando."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox