Arquivo do blog

quinta-feira, 4 de maio de 2023

FESTA DE SÃO FILIPE E SÃO TIAGO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,6-14)(03/05/23)


Caríssimos, viver na presença de Deus e em comunhão permanente com Ele por meio do seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, é o maior desejo de nossas almas; é esta união mística que o Senhor preparou como herança definitiva para aqueles que o amam; foi isso o que os Apóstolos viveram e é isto o que Deus nos dá à viver com eles. Pois, nós somos Seus filhos nascidos da água e do Espírito Santo, gerados no seio virginal da Santa Mãe Igreja.

Com efeito, é isto que constitui o sermos novas criaturas (cf.2Cor 5,17), dotadas de todas as graças, que nos foram concedidas no batismo, pois por ele recebemos a filiação divina. Decerto, uma alma que recebe Cristo em estado de graça na Santa Eucaristia, recebe Deus nela, e assim o transparece, como o Senhor nos ensinou no Evangelho de hoje: "Quem me viu, viu o Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim." (Jo 14,9b.11a)

Eis o grande mistério da união mística, isto é, da perfeita comunhão entre o Pai e o Filho, e entre nós e Deus que nos criou para sermos sua morada neste mundo e por toda a eternidade, como disse o Senhor: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.(Jo 14,23).

A Igreja celebra hoje a festa dos Apóstolos são Filipe e são Tiago, ou seja, celebra o coroamento destes mártires que deram a vida por amor de Cristo, para anunciarem a sua Palavra e a salvação a todos os homens de todos os tempos, por isso, seus feitos são piedosamente reconhecidos e celebrados. 

Portanto, caríssimos, seguir o Senhor Jesus e se unir à Ele na Santa Eucaristia pela ação do Espírito Santo, como o fizeram os Apóstolos são Filipe e são Tiago, é viver o Mistério da sua presença neste mundo e trasparece-lo por meio da missão que Deus nos confiou de sermos testemunhas de Sua Ressurreição. 

Destarte, de uma coisa fiquemos certos, Deus está sempre conosco como sempre esteve com Seu Filho amado tal como revelado por Ele no Evangelho de hoje quando questionado por Filipe: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’?

Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras." (Jo 14,9-11). Ou seja, quando vivemos a nossa filiação divina recebida no batismo, somos habitados e governados por Deus segundo os seus desígnios de amor para a nossa salvação.

Paz e Bem! 

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox