Arquivo do blog

segunda-feira, 29 de maio de 2023

SANTA MARIA, MÃE DA IGREJA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 19,25-34)(29/05/23)

.
Caríssimos, a liturgia hoje celebra a memória de Maria mãe da Igreja, bem como vimos na primeira leitura opcional em que Maria Santíssima em oração no Cenáculo com os Apóstolos e as outras mulheres participou diretamente do nascimento da Igreja com a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes. 

São Paulo na sua Carta aos Colossensses faz uma profunda analogia entre o corpo humano e a Igreja (cf. Col 1,18), onde a chama de Corpo Místico de Cristo do qual é a cabeça e nos os seus membros. Com efeito, Jesus nos deu a conhecer que Deus é nosso Pai e no Evangelho de hoje nos revelou a missão de Sua Mãe, Maria Santíssima, como Mãe da nova humanidade nascida da água e do Espírito Santo no seio da Igreja, Seu Corpo Místico. 
.
Vejamos, então, como se deu essa revelação: "Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo." (Jo 19,26-27). Ou seja, João representa a nova humanidade amada pelo Senhor e redimida por Ele; Maria é a Nova mulher, sem mácula, que escuta a anunciação do Anjo Gabriel e diz sim a Deus gerando em seu ventre o autor da nossa salvação.
.
Portanto, caríssimos, meditemos com amor e atenção no prefácio desta santa memória de Maria, Mãe da Igreja: "Senhor, Pai, Santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças sempre e em toda a parte, e exaltar a vossa infinita bondade ao celebrarmos a festa da Virgem Santa Maria.
Recebendo o vosso Verbo em seu Coração Imaculado, Ela mereceu concebê-lo em seu seio virginal e, dando à luz o Criador do Universo, preparou o nascimento da Igreja.
Junto à cruz, aceitou o testamento da caridade divina e recebeu todos os homens como seus filhos, pela morte de Cristo gerados para a vida eterna.
Enquanto esperava, com os apóstolos, a vinda do Espírito Santo, associando-se às preces dos discípulos, tornou-se modelo admirável da Igreja em oração.
Elevada à glória do Céu, assiste com amor materno a Igreja ainda peregrina sobre a Terra, protegendo misericordiosamente os seus passos a caminho da pátria celeste, enquanto espera a vinda gloriosa do Senhor.
Por isso, com os anjos e os santos, proclamamos a vossa glória, cantando a uma só voz: Santo, Santo, Santo..." (Missal Romano, Prefácio de Maria, imagem e Mãe da Igreja).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox