Arquivo do blog

terça-feira, 25 de junho de 2024

IDE, POIS, E ENSINAI À TODAS AS NAÇÕES...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,6.12-14)(25/6/24)

.
1. Caríssimos, creio que o maior desejo de nossas almas é habitar com o Senhor no Seu Reino e participar da sua glória; para nós que habitamos neste vale de lágrimas não existe nada que se compare à vida eterna que o Senhor nos concede pela obediência à Sua Palavra e aos Seus Santos Mandamentos; pelo cultivo das virtudes eternas e pela prática dos Sacramentos que Ele instituiu como sinais sensíveis da sua presença no meio de nós.
.
2..Com efeito, "Não há para nós, queridos irmãos, algo tão amável como esta voz do Senhor que nos convida: "Quem quer a vida e deseja conhecer dias felizes?" (Sl 33,13). Eis que, na sua bondade, o Senhor nos indica este caminho de felicidade: "Se queres ter a vida, a verdadeira vida eterna, protege a tua língua do mal, e que os teus lábios não digam palavras enganosas. Aparta-te do mal e faze o bem, procura a paz e vai ao seu encalço." (Sl 33,14-15).
.
3. Decerto, como eleitos do Senhor pelo santo batismo, recebemos Dele todas as graças necessárias para a nossa salvação, e a maior delas é receber à Ele mesmo em nossas almas sob as espécies Sagradas do Pão e do Vinho, Seu Corpo e Sangue, Alma e Divindade como seus sacrários vivos e sinais da Sua Presença no mundo. 
.
4. De fato, vivemos esse grande mistério pela fé recebida da Igreja e transmitida de geração em geração até o fim dos tempos como nos ensinou o Senhor: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,19-20). 
.
5. Portanto, caríssimos, essa orientação que o Senhor Jesus nos dá a respeito da Evangelização, é fundamental para que a preciosidade do Evangelho não se perca como "pérolas lançadas aos porcos", porque nem todos estão abertos para receber o anúncio da Boa Nova da salvação; muitos nos rejeitarão e até nos perseguirão só pelo fato de sermos cristãos.
.
6. Destarte, escutemos o Senhor: "Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu Senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa. Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou." (Jo 15,20-21).
.
7. Façamos, pois, esta fervorosa oração de Guigues, o Cartuxo (1083-1136), Prior da Grande Cartuxa: "Refleti durante muito tempo no meu coração, e na minha meditação acendeu-se um fogo, o desejo de Te conhecer melhor; quando partes para mim o pão da Sagrada Escritura, revelas-Te nessa fração do pão (cf Lc 24,30-35). 
.
8. Quanto mais Te conheço, mais quero conhecer-Te, não apenas na casca da letra, mas no sabor da experiência. Não o peço, Senhor, em razão dos meus méritos, mas por causa da tua misericórdia. Com efeito, reconheço que sou pecador e indigno, mas "até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos" (Mt 15,27). 
.
9. Dá-me, pois, Senhor, o penhor da herança futura, ao menos uma gota de chuva celeste para saciar a minha sede, porque ardo de amor".
.
(Guigues o Cartuxo (1083-1136), prior da Grande Cartuxa - Carta sobre a vida contemplativa, 3, 6-7). 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox