Arquivo do blog

sábado, 22 de junho de 2024

SENHOR, VIVEMOS DA TUA DIVINA PROVIDÊNCIA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,24-34)(22/6/24). 

.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, o Senhor conhece muito bem todas as suas criaturas e nenhuma delas escapa ao seu cuidado, mesmo quando estas sofram as maiores injustiças, como meditamos na Carta de São Paulo aos Romanos: "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. 
.
2. Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro (Sl 43,23). Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou." (Rm 8,18.36-37). 
.
3. Por isso, amados irmãos e irmãs, precisamos corresponder à esse cuidado que o Senhor tem para conosco. Ora, essa correspondência se revela por um comportamento que seja digno das graças derramadas por Ele em nossas almas. 
.
4. De fato, precisamos viver em sintonia com a sua vontade, ouvindo sempre a sua Palavra e fazendo aquilo que é do seu agrado, pois a fidelidade é o vínculo do Espírito que nos mantém na obediência e na unidade do seu Corpo que é a Igreja (cf. Col 1,18). 
5. Na primeira leitura de hoje, vimos como o rei e o povo foram infiéis ao Senhor profanando a aliança, o templo e a própria religiosidade, e mesmo mediante sua intervenção por meio do Profeta Zacarias, não o quiseram escutar, e assim o mataram por ordem do próprio rei. E o resultado dessa infidelidade ao Senhor, foi a permanência no pecado, a consequente escravidão e a morte que os atingiu conforme o peso de sua culpa.
.
6. No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos chama à confiança inabalável na providência divina, acompanhado da rejeição ao apego material e ao viver de aparências, pois não podemos nos deixar dominar pelas riquezas deste mundo e pelas futilidades que o assola, visto que são fonte de escravidão e de perdição eterna. 
.
7. Eis então o que disse o Senhor: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado." (Mt 6,33-34).
.
8. Por fim, meditemos com estas palavras de Santo Afonso Maria de Ligório: "O Senhor cuida de mim" (Sl 39,18), repetia David, e este pensamento reconfortava-o. Diz, tu também: "Nos teus braços, Senhor, me entrego, sem admitir outra preocupação que não seja amar-Te e agradar-Te: aqui me tens, pronto a fazer tudo o que quiseres. 
.
9. Tu tens mais do que o simples desejo de me fazer o bem: fá-lo-ás realmente; por isso, a Ti entrego o cuidado da minha salvação, já que me mandas depositar toda a minha esperança em Ti: "Em paz me deito e logo adormeço, pois só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança" (Sl 4,9)".
.
10. "Sê digno da bondade do Senhor" (Sab 1,1): com estas palavras, o Sábio exorta-nos a confiar na misericórdia de Deus muito mais do que temer a sua justiça. De fato, Deus está muito mais inclinado a abençoar do que a castigar, segundo as palavras de São Tiago: "A misericórdia triunfa sobre o juízo" (Tg 2,13). 
.
11. Daí a recomendação do apóstolo São Pedro: "Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele cuida de vós" (1Pd 5,7). Abandonemo-nos sem reservas à bondade de Deus, mas, sobretudo, confiemos no cuidado supremo que Ele tem pela nossa salvação."
.
(Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787), bispo, doutor da Igreja - Maneira de conversar com Deus).
.
Paz e Bem! 
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox