Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de junho de 2024

NEM TODO O QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR, ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,21-29)(27/6/24)

.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, a fé católica que professamos é um antídoto contra tudo que se apresenta como sendo do Senhor, mas que na verdade, apenas usam o seu nome para obterem prestígio e poder, vantagens indevidas e a tão buscada fama que os introduz no mundo das celebridades. 
2. São João na sua segunda carta escreveu: "Muitos sedutores têm saído pelo mundo afora, os quais não proclamam Jesus Cristo como o Messias enviado em nossa carne. Quem assim nega o Senhor é o sedutor e o Anticristo. Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus. Quem permanece na doutrina, este possui o Pai e o Filho." (2Jo 1,7-9).
.
3. Com efeito, discorrendo sobre isso, disse São Paulo: "Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo, o que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras." (2Cor 11,13-15)
.
4. Portanto, caríssimos, não existimos por acaso, ao contrário, fomos criados por Deus para expressarmos o seu amor por palavras e ações. Ora, assim como toda a Criação não teria sentido sem a presença humana, de igual modo, nossa vida não teria sentido algum se tudo terminasse com a morte natural, de fato, seria o caos. 
.
5. Destarte, a autenticidade das nossas boas ações em Cristo é o que nos faz felizes aqui e por toda a eternidade, porque sem Ele nada podemos fazer. (cf. Jo 15,5). Sem dúvida o anticristo já se faz presente neste mundo como nos ensinou são João: "Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. 
.
6. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos." (1Jo 2,18-19).
.
7. No Evangelho de hoje assim diz o Senhor: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? 

8. Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal." (Mt 7,21-23). Ou seja, quando um enviado do Senhor usa o seu nome para realizar as suas obras segundo a vontade do Pai, esse é um autêntico seguidor, caso contrário, é falso. 
.
9. Eis então o discernimento que comprava isso: "Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei." (Jo 14,12-14).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox