Arquivo do blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A fidelidade ao amor de Deus é o único fundamento da vida eterna...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,42-46)(16/10/24).

.
1. Caríssimos, o primeiro amor da vida de todo batizado é Deus, justamente por esse amor ser o mais sublime de todo o seu viver, pois amar a Deus sobre todas as coisas e ser um só com Ele é o que constitui o alicerce da vida eterna; sem essa comunhão com o amor de Deus tudo o que existe se destina ao caos, porque o Seu amor é a origem e a única razão de ser de tudo o quanto existe.
.
2. Com efeito, quando os homens se desligaram de Deus pelo pecado, o Senhor não os deixou à mercê do pecado, mas os resgatou por sua divina misericórdia, enviando o seu Filho numa carne semelhante a nossa a fim de nos livrar de todo o mal que o pecado gera. 
.
3. Antes disso, porém, o Senhor havia feito repetidas alianças com eles, até chegar a última e definitiva aliança escrita com o Sangue de Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, no qual pôs todo o seu agrado, como Ele mesmo disse no episódio da transfiguração: "E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda a minha afeição; ouvi-o”. (Mt 17,5).
.
4. São Paulo, na Carta aos Efésios escreveu: "Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência." (Ef 1,7-8).
.
5. E também na Carta aos Hebreus: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas." (Hb 1,1-2).
.
6. Portanto, caríssimos, todas essas graças derramadas sobre nós são inteiramente aproveitadas quando somos fiéis ao amor do Senhor observando com coerência e firmeza de caráter seus santos mandamentos; caso contrário, não passamos de fariseus e mestres da lei infiéis, vivendo de aparências e nos justificando sempre que ouvimos o Senhor em nossa consciência.
.
7. Destarte, peçamos ao Senhor Jesus a graça da perseverança no seu amor para sermos fiéis até o fim de nossos dias neste mundo. Pois, eis o que Ele nos diz: "Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras." (Ap 22,12). 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox