PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,17-24)(05/10/24)
.
1. Caríssimos se tem algo avidamente mais do que desejável neste mundo, esse algo se chama sucesso, e todos naquilo fazem sempre visam o mesmo. Ora, no tempo de do Senhor Jesus não era diferente, pois também os discípulos voltaram da missão que o Senhor lhes havia confiado muito empolgados e cheios de alegria pelo sucesso obtido.
.
2. De fato, foi preciso o Senhor Jesus os alertar que o sucesso momentâneo não é o mais importante, mas sim aquele que dura para sempre, como Ele mesmo disse: "Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
.
3. Ou seja, devemos nos alegrar por conta do objetivo final das batalhas aqui travadas, isto é, a salvação eterna das almas. Pois, de nada adianta o sucesso estrondoso deste mundo se não tem como fundamento o viver eterno que o Senhor Jesus nos concede?
.
4. Com efeito, depois de os alertar, o Senhor se dirigiu ao Pai com esta oração: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado."
.
5. E acrescentou: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
.
6. Portanto, caríssimos, meditemos com amor e atenção estas palavras de São Pedro a respeito das graças que nos foram dadas: "Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos;
.
7. Para uma viva esperança, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos.
.
8. É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar." (1Pd 1,3-7).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário