Arquivo do blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

ESTAMOS REALMENTE PREPARADOS PARA A PARUSIA DO SENHOR?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,39-48)(23/10/24)

.
1. Caríssimos, quando Deus nos criou, deu-nos a liberdade que consiste em vivermos em plena comunhão de amor com Ele e entre nós. Ora, nenhum rio existe sem a comunhão com a sua nascente; qualquer afluente que o contamina tira dele a pureza recebida de sua fonte primitiva. 
.
2. Desse modo, entendemos que todo conteúdo existencial que não nasce da Sabedoria do Espírito Santo, é afluente contaminado, e não faz bem às nossas almas. Por isso, disse são Paulo: "Deixa-vos conduzir pelo Espírito e não satisfareis os apetites da carne." (Gl 5,16). 
.
3. Com efeito, essa máxima nos revela em que estado se encontra as almas contaminadas pela "fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes.
.
4. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! (Gl 5,21). E por incrível que pareça, infelizmente, é isto o que está acontecendo nesta sociedade hedonista.
.
5. Com efeito, a fé é um dom do Espírito Santo, que recebemos no batismo e que gera frutos de santidade como nos ensinou são Paulo: "O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança." (Gl 5,22-23).
.
6. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos exorta sobre a importância da vigilância que nos prepara para a sua Parusia, isto é, a sua segunda vinda; de fato, a cada momento que passa estamos indo em definito ao seu encontro, por isso, precisamos nos manter em estado de graça, para não sermos surpreendidos pela falta de vigilância.
.
7. Portanto, caríssimos, escutemos atentamente o Senhor: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41). Ora, a "carne fraca" de que nos fala o Senhor é a nossa inclinação para o pecado. 
.
8. Por isso, disse são João: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (1Jo 2,15-17).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox