Arquivo do blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

A impiedade e dureza de coração são veneno para a alma...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,13-16)(03/10/25)


1. Caríssimos, quem recebe tanto e pouco ou nada dá, como pode querer usufruir das graças e da misericórdia de Deus? Sem dúvida, precisamos compreender que estamos neste mundo como missionários a serviço do Reino de Deus e da sua justiça, para assim anunciar a volta do Senhor Jesus, na sua Parusia definitiva; qualquer coisa fora dessa missão é apego à própria vontade ou mesmo esquecimento de quem somos e quais encargos recebemos. 

2. Na primeira leitura o Profeta Baruc chama a atenção do povo eleito pela desobediência e por fazer pouco caso de Deus e da sua proteção que se encontra nos seus santos mandamentos: "Ao Senhor nosso Deus, cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, que nos exortava a viver de acordo com os mandamentos que ele pôs sob os nossos olhos." (Br 1,15a.17-18).

3. De fato, não podemos servir a Deus e ao mundo nos esquecendo que sem Deus nada somos nada podemos, como nos lembra são Tiago: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões. Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4,3-4)

4. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus censura as cidades de Corazin, Betsaida e Cafarnaum por sua impiedade e dureza de coração: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 

5. Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno." E conclui exortando aos seus discípulos missionários: "Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. (Lc 10,13.15-16).

6. Portanto, caríssimos, a nossa missão neste mundo constitui o fundamento da nossa vida, a salvação eterna das nossas almas e a de todos a quem anunciamos o Senhor Jesus presente nos seus ensinamentos, nos santos Sacramentos e nas virtudes do Espírito Santo que Dele recebemos no batismo. Cabe a nós servir ao Senhor em santidade e justiça todos os dias de nossa vida.
.
Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Disposições para seguir o Senhor Jesus...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,57-62)(01/10/25)
.
1. Caríssimos, o viver de cada dia é a via natural com sua lei própria que o Senhor em seu infinito amor dispôs à nosso favor para vivermos em comunhão com Ele aqui e no devir eterno; ora, tudo o que precisamos para isso é seguir os seus preceitos fielmente em justiça e santidade sem jamais sair da Sua presença.
.
2. No Evangelho de hoje, são Lucas nos apresenta três exemplos de chamados ao seguimento do Senhor. No primeiro alguém do povo diz a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. De fato, todo dizer carrega em si uma ou mais intenções, e isso o Senhor revela ao seu interlocutor e à todos: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.
.
3. No segundo caso, "Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Ou seja, em meio à disposição de seguir o Senhor não pode existir demora ou apegos sentimentais, porque seguir o Senhor significa portar em si o Reino de Deus e anuncia-lo.
.
4. No terceiro caso, "Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. Ou seja, quem se dispõe seguir Jesus não vive do passado, mas faz acontecer o futuro no presente, seguindo os Seus passos.
.
5. Portanto, caríssimos, não podemos seguir o Senhor Jesus repletos de interesses pessoais, sentimentalismos ou indecisões; pois, seguir o Senhor requer desapego, renúncia, decisão; porque somente Ele nos realiza totalmente em todos os sentidos de nossa vida.
.
6. Destarte, rezemos com Santa Teresinha neste dia em que a Igreja celebra a sua memória: "Recorda-Te de que, estrangeiro neste mundo, andaste errante, Tu, o Verbo eterno, nada tinhas, nem sequer uma pedra, nem um abrigo, como as aves do céu.

7. Ó Jesus! Vem repousar em mim, vem, que minha alma está pronta para Te receber,
meu amado Salvador, repousa no meu coração, que é teu." (Poesia «Jesus, meu amado, recorda-Te!», estr. 1, 6-8). 
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Firefox