PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA(Lc 4,14-22a)(08/01/26)
.
1. Caríssimos, a nossa certeza vem do céu, para onde estamos indo conduzidos por Jesus, o Filho amado de Deus, nosso Senhor; bem como rezamos no salmo 94: "Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão." Para as belíssimas pastagens eternas.
.
2. Com efeito, precisamos entender que a fé não é uma teoria nem uma filosofia de vida; mas o dom da evidência divina que nos faz interagir com o Senhor à todo instante do nosso viver. Por isso, precisamos manter essa graça que nos é dada pelo Espírito Santo, para vivermos na Sua presença e da Sua presença sem nunca perde-lo de vista, mesmo se formos acossados por todos os lados pelas tribulações deste mundo.
.
3. É bem como nos ensina a Carta aos Hebreus: "Irmãos, corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo."
.
4. O Evangelho de hoje narra o encontro de Jesus com os seus co-irmãos na Sinagoga de Nazaré, sua cidade, como era seu costume; porém, esse foi especial, porque nele inicia à sua missão: "Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir." "Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca."
.
5. De fato, encontrar o Senhor Jesus e ouvi-lo, é tudo o que precisamos para termos o mesmo entusiasmo dos seus conterrâneos. Todavia, isso só é possível mediante a fé que professamos na sua presença viva na Santa Eucaristia; ao ouvi-lo falar nas Sagradas Escrituras e ao presenciar os seus milagres nas mesmas Escrituras.
.
6. Portanto, caríssimos, como afirma são Paulo também na mesma Carta aos Hebreus: "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade. Por ele ofereçamos a Deus sem cessar sacrifícios de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome (Os 14,2)." (Hb 13,8.15).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário