Arquivo do blog

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Santo Antônio e a saúde do povo

Psicologia & Religião
Santo Antônio e a saúde do povo

Frei Hipólito Martendal

Em artigos anteriores já falei várias vezes sobre a relação entre saúde em geral e vida organizada dentro de convicções religiosas.

O cristianismo pode ser visto de dois aspectos no que se refere à sua elaboração. Existe uma religiosidade oficial altamente elaborada por teólogos e grandes pensadores. Dá grande valor à vida dos sacramentos, à pureza da fé, à exatidão dos dogmas, à clara convicção da salvação eterna conseguida pelo único redentor Jesus Cristo. Claro que não poderei elencar aqui todos os elementos importantes da doutrina católica.

Mas, a religiosidade é também um fenômeno altamente pessoal e subjetivo. Pessoas de todos os graus de desenvolvimento cultural, altamente letrados e analfabetos, podem ter profunda vivência religiosa e aquilo que qualificamos de experiência de Deus. Do ponto de vista do indivíduo que crê, a vivência da religiosidade é altamente subjetiva e pessoal. A alma e o coração religiosos de cada indivíduo, sem saber como e porque, querem expressar-se a seu modo. Isso é profundamente antropológico, isto é, faz parte da natureza humana criada assim por Deus. As devoções populares podem ter um papel muito importante na vida sofrida de nosso pobre povo de Deus. A devoção traz a religião e o sagrado para os acontecimentos diários significativos para os aspectos mais diversos da vida: amor, família, saúde, segurança, emprego. Nosso povo sempre ouviu falar em temor de Deus. Ora, seu santo de devoção é visto como alguém muito especial e íntimo com Deus. Ele pode conseguir de Deus todas as graças que o fiel não ousaria pedir diretamente ao Todo Poderoso.

No caso especial de Santo Antônio temos algumas vantagens. A vida dele é razoavelmente conhecida. Sua fama de poderoso operador de milagre vem desde os dias de sua vida. Poucos anos depois de sua morte São Boaventura já afirmava que se alguém procura milagres, que recorra a Santo Antônio. São bem conhecidos os zelo e o amor do santo para com a Igreja Católica e a Jesus Cristo Eucarístico. Isso enche a alma e o coração de nossos fiéis de esperança e confiança, elementos saudáveis para um povo tão sofrido.
Por fim, ainda podemos afirmar que Santo Antônio tem uma importante função na Igreja Católica: conservar muitos fiéis afastados da tentação das igrejas pentecostais que tanto combatem a devoção aos santos. Como imagino que um devoto de Nossa Senhora Aparecida não passa para a igreja (?) do Edir Macedo, creio que o mesmo aconteça com os devotos de Santo Antônio. Permanecem fiéis à Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox