Arquivo do blog

terça-feira, 2 de junho de 2009

São Felix de Nicosia : 02 jun.

Religioso da Primeira Ordem (1715-1787).
Seu culto foi aprovado por Leão XIII em 12 de fevereiro de 1888.
Canonizado por Bento XVI em 23 de outubro de 2005.

Jaime Amoroso nasceu em Nicosia (Sicília) em 05 de novembro de 1715. Filho de um paupérrimo sapateiro, aprendeu e exerceu a arte da sapataria na firma Ciavarelli, até a idade de 28 anos, desta maneira foi o principal sustentáculo da família. Ao ingressar na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos foi destinado ao convento de Nicosia, onde foi hortelão, cozinheiro, sapateiro, enfermeiro, porteiro e sobretudo esmoleiro até o dia de sua morte.

Felix, havendo crescido em uma família bem modesta se destacou pela pureza de costumes. Aceitava pacientemente as grandes humilhações que seu guardião lhe empunha sistematicamente para provar sua humildade. Submeteu-se voluntariamente aos jejuns, vigílias e rigorosas penitências.

Em contatos diários com o povo, era generoso em dar bons conselhos. Fez prodígios que lhe mereceram a fama de taumaturgo. Alimentou um amor ardente à Virgem Dolorosa e à Eucaristia.

Sentia-se verdadeiramente feliz por ter realizado a sua vocação franciscana. Com efeito, durante o dia, carregava, certamente as esmolas, que aumentaram rapidamente, porém, durante à noite, o melhor leito, de palha fresca e suave era para o asno, porque Felix renunciava a gostosa ração de palha em favor de seu companheiro de trabalho. Este era um segredo entre ele e o asno.

No convento, Frei Felix era conhecido sobretudo pela sua obediência. Tinha 72 anos e na agonia, em 31 de maio, pediu a visita do padre guardião. "O que desejas, filho?, perguntou-lhe o superior. A bênção dos moribundos? Também essa, respondeu Frei Félix. Mas, antes, meu pai, peço a obediência, não somente para viver, como também para morrer". Esta foi a grande lição que o antigo sapateiro deixou para os capuchinhos do convento de Nicosia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox