Arquivo do blog

sábado, 2 de janeiro de 2010

Nem cilícios, nem argolas

Naquele mesmo Capítulo [das esteiras] disseram a São Francisco que muitos frades usavam cilícios de couro e argolas de ferro, e por isso muitos ficavam doentes e acabavam morrendo, e por isso muitos eram impedidos de orar. Por isso São Francisco, como um pai discretíssimo, mandou por santa obediência que quem tivesse cilício de couro ou argolas de ferro os trouxesse e colocasse diante dele. E assim fizeram. E deu para contar bem quinhentos cilícios de ferro e muito mais argolas, entre as de braço e de ventre, tanto que fizeram uma grande pilha, e São Francisco fez que deixassem tudo ali.

Fior 18

3 comentários:

  1. Paz e Bem!
    Sou absolutamente contra formas de mortificação que ponha em causa, gratuitamente, a integridade física.
    Não é o caso do jejum, por vezes salutar, ou andar descalço, que é um estilo de vida muito natural e significativo.
    O máximo de mortificação física que fiz foram percursos de joelhos, em oração, e em Fátima vi uma religiosa fazer o mesmo, o que muito me admirou.
    Desejo-vos um Feliz 2010!
    Abraço grande em Jesus, Maria e Francisco!
    Ir. Alberto Guimarães OFS

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem
    como o irmão Alberto disse,eu também sou contra essas formas que afetam,a integridade fisica,pois é uma forma de torturar o ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Paz e Bem!
    Ontem não me ocorreu escrever sobre as promessas de ir ‹‹encadeados››, hábito muito em voga em Espanha (principalmente nas procissões da Semana Santa), e que daqui foi levado para outros países onde chegou a cultura hispânica. E também se chegou a praticar em Portugal, mesmo nresta cidade de Braga, onde habito.
    http://www.flickr.com/photos/alcalaenfotos/2354865462/in/set-72157601374446785/
    Com a descalcez, é também uma forma de mortificação significativa, com as devidas cautelas não traz grandes riscos para a nossa integhridade física e obriga-nos a ‹‹travar o passo›› da nossa mentalidade.
    Grande abraço em Jesus, Maria e Francisco!
    Ir. Alberto Guimarães OFS

    ResponderExcluir

Firefox