Arquivo do blog

domingo, 24 de junho de 2012

A Nobre Família de Clara de Assis

Gemma Fortini


Publicado originalmente na revista
Franciscan Studies, v. 42. ano 20, 1982.
P. 48-67.
Tradução Fr. José Carlos Corrêa Pedroso, OFMCap

Pouco se sabe sobre a família de Santa Clara de Assis. O que é conhecido está na Legenda de Santa Clara Virgem, escrita por Tomás de Celano, e no Processo de Canonização.¹

A razão desse silêncio sobre a famosa linhagem nobre de Clara está no desejo dela mesma. Benvinda de Perusa, que seguiu a Santa no convento no mesmo ano de sua conversão, diz o seguinte: "Dona Clara não queria falar de coisas seculares, nem queria que as Irmãs as lembrassem".² Mas chegaram informações básicas até nós para nos ajudar a estabelecer os fatos a respeito de sua família. Clara nasceu em Assis em 1193, e morreu na mesma cidade em 1253, aos sessenta anos.

Sobre ela se escreveu: "a Virgem Clara era de nobre nascimento"; "seu pai, messer Favarone, era nobre, grande e poderoso na cidade, ele e os outros de sua casa"; "Clara era da mais nobre parentela de toda a cidade de Assis, do lado do pai e da mãe"; "seu pai era militar, e a família, de cavaleiros, dos dois lados." Favarone, seu pai, era, portanto, miles, isto é, um cavaleiro feudal³, capaz de combater a cavalo e de perseguir bandos de inimigos de espada em riste. Também está escrito: "A casa era muito grande e continha vastas riquezas herdadas pela família de seu pai."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox