Arquivo do blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O AMOR CRUCIFICADO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,31-35)(31/10/19)
.
Caríssimos, se tem uma coisa que nunca podemos duvidar é do amor de Deus por nós; e isso o comprovamos por tudo o que Dele recebemos à todo momento de nossa existência. De fato, cada vez que respiramos é a vida natural que Ele nos dá, e essa nossa dependência nos lembra que nenhuma criatura é autossuficiente; na verdade, ela nos revela uma profunda comunhão com o nosso Criador.
.
Na primeira leitura de hoje são Paulo comprova não somente esse profundo amor, mas que também por ele, Deus nos resgatou de nossos pecados por meio do sacrifício do Seu Filho amado. Diz o Apóstolo: "Irmãos, se Deus é por nós, quem será contra nós? Deus, que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele?" De fato, se Deus não nos amasse jamais existiríamos.
.
O Evangelho de hoje é uma resposta divina para todos os políticos de todos os tempos, que usam a política não para amar e servir ao próximo; mas sim, para mentir, corromper e perseguir seus oponentes, usando todo tipo de artimanhas para se manter no poder.
.
De fato, o poder temporal corrompe sempre quando não é vivido como um serviço, como uma expressão de amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Sem dúvida, a hipocrisia é uma deficiência espiritual crônica do caráter humano; quando posta em ação ela mostra toda falsidade e maldade que lhes são próprias; infelizmente a política tem sido um terreno fértil para esse veneno espiritual que divide e corrói as almas.
.
Conclusão: Caríssimos, a fé que recebemos do Senhor por meio dos Apóstolos e que anunciamos, não pode nem deve ser transformada numa ideologia ou fisosofia ou qualquer outra coisa; porque é dom do Espírito Santo que nos leva à comunhão perfeita com Deus e entre nós. Pensar e agir diferente dessa verdade, é cair no mesmo pecado do povo da Antiga Aliança, que deixaram Deus pelas ideologias vigentes de seu tempo e por causa disso mataram Jesus.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox