Arquivo do blog

sábado, 9 de novembro de 2019

FESTA DA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 2,13-22)(09/11/19)

Caríssimos, hoje celebramos a festa da igreja mãe de toda a catolicidade, São João de Latrão. "Inicialmente foi uma festa exclusivamente da cidade de Roma; mais tarde, estendeu-se à Igreja de Rito romano, com o fim de honrar a basílica que é chamada “mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe e do Orbe(de Roma e do mundo) e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu Santo Inácio de Antioquia, “preside a assembleia universal da caridade”.
.
As leituras de hoje nos revelam que a Igreja não é um simples organismo humano; mas, de origem Divina; pois, nasce das Palavras de Jesus: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,18-19).
.
No Evangelho de hoje Jesus compara o Templo de Jerusalém ao seu próprio corpo, nos mostrando com isso, que também nós somos templos vivos onde Deus habita, ou seja, somos um grande mistério do amor de Deus destinados à ressurreição, à vida eterna. Corroborando com isso, certa feita disse o Senhor: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada." (Jo 14,23).
.
Caríssimos, isso significa que a obediência ao Senhor, torna as nossas almas Templos da Santíssima Trindade. De fato, esse é um dos grandes mistérios da nossa fé que só compreenderemos perfeitamente na eternidade. São João na sua primeira carta assim escreveu: "Eis como sabemos que conhecemos o Senhor: se guardamos os seus mandamentos.
.
Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele:
aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox