Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

O REINO DE DEUS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Lc 17,20-25)(14/11/19)
.
Caríssimos, são Paulo na Carta aos Gálatas, escreveu: "Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis." E completa o pensamento na Carta aos Romanos: "Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."
.
Com efeito, a primeira leitura de hoje nos revela quem é e como age a Sabedoria do Espírito Santo: "Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do todo-poderoso; por isso, nada de impuro pode introduzir-se nela; ela é um reflexo da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem da sua bondade. Sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas."
.
No Evangelho de hoje os fariseus perguntam a Jesus quando virá o reino de Deus, e a resposta de Jesus os surpreende, exatamente porque não era a que eles esperavam, disse o Senhor: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
.
Em outras palavras, Jesus é o Reino de Deus, porque, como Ele mesmo disse: "Todo poder me foi dada no céu e na terra." Mas, o que significa esse todo poder? Significa o que Ele disse a São Paulo: "Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força." Ou seja, os fariseus e os mestres da lei esperavam um Messias que esmagasse seus inimigos; no entanto, Deus envio Seu Filho que foi esmagado por eles; todavia, o fez triunfar por sua morte e ressurreição para assim nos perdoar e dar a vida eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox