Arquivo do blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

OS DONS DE DEUS E A LIBERDADE HUMANA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 19,11-28)(20/11/19)
.
Caríssimos, todas as criaturas foram dotadas por Deus de dons, talentos e capacidades para serem exercidos tendo em vista o bem comum. Ocorre que muitos usam essas dádivas não em conformidade com a vontade de Deus; mas, para práticas abomináveis com o fim de obter vantagens pessoais prejudicando os outros; desse modo praticam corrupção, injustiça, manipulação via meios de comunicação; abuso de poder e violência e tantos outros crimes que só serve para revelar a face oculta do mal que se esconde em tais ações.
.
Mas, o que leva estas pessoas a agirem assim? A resposta está na falta do temor do Senhor; elas acham que podem tudo, quando na verdade não passam de um sopro de vida e nada mais. Pois, onde falta o temor do Senhor também falta o amor à Ele e ao próximo como a si mesmo. De fato, quem age desse modo nunca tem paz, pelo contrário, são atormentados por todos os pecados praticados contra os seus semelhantes.
.
No Evangelho de hoje Jesus conta uma parábola escatológica, isto é, que trata dos últimos acontecimentos do viver humano neste mundo. Nela Ele faz uma analogia, ou seja, uma comparação para explicar como será o nosso devir a partir da vivência cotidiana. O homem que assume a realeza é Ele mesmo; os servos que recebem os talentos somos nós; os talentos são a vida e o que fazemos dela; os que não aceitam serem governados por Ele são aqueles que vivem na desobediência aos seus santos mandamentos.
.
Portanto, a conclusão é obvia; a graça jamais nos falta, porque sua misericórdia é infinita; mas, quem se abre para pô-la em prática, para testemunha-lo em meio às contradições deste mundo? Quem se deixa governar por Ele e não pelo inimigo de nossas almas?
.
A resposta é pessoal e será dada com a prática da vida, como o Senhor nos ensinou: "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus." Pois, "Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na sua glória, na glória de seu Pai e dos santos anjos."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox