Arquivo do blog

terça-feira, 27 de abril de 2021

"EU E O PAI SOMOS UM."


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 10,22-30)(27/04/21)


Caríssimos, a fé em Jesus é a adesão total e definitiva a Ele, é a firme convicção de que Ele é o Messias, o Emanuel, o Filho de Deus, nascido da Virgem Maria, e que veio à este mundo para nos libertar do pecado, da morte e do inferno, para nos dar a vida eterna por meio do Seu Sacrifício de cruz. E desse modo, foi constituído por Deus Pai como Rei e Senhor do céu e da terra, aquele que há vir para julgar os vivos e os mortos, e o Seu Reino não terá fim.


Com efeito, é dessa profissão de fé que nasce o testemunho dos Apóstolos e dos discípulos que em Antioquia foram chamados pela primeira vez de cristãos, isto é, fiéis seguidores de Cristo ressuscitado que nos conduz à vida eterna, ao Reino dos céus. É isso o que nos ensina esta liturgia de hoje e que também nós anunciamos por palavras e pelas obras que nos identificam como seus servos e servas à serviço do Seu Reino.


No Evangelho de hoje ao ser indagado pelos Judeus: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas."


E continuou: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.


De certo, como entendermos essa revelação do Senhor Jesus? De fato, quando Ele diz: "Vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas." Significa que todos os que não acolhem as suas ações como sinais da sua vinda; os que vivem julgando e condenando os outros, e por isso, pregam a divisão e a discórdia, realmente não fazem parte das suas ovelhas, porque o Espírito do Senhor nos conduz à perfeita unidade do Seu infinito amor.


Portanto, caríssimos, fora dessa verdade não existe salvação. Porque ou pertencemos totalmente ao Senhor e nos deixamos conduzir por Ele no seio de sua Santa Igreja; ou pelo contrário, nos tornamos presas fáceis das ideologias e das falsas doutrinas que proliferam neste mundo.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox