Arquivo do blog

domingo, 20 de junho de 2021

BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 6,24-34)(19/6/21)


Caríssimos, certa feita escreveu São Francisco: "Nós somos o que somos aos olhos de Deus e nada mais." Ora, essa exortação do seráfico pai nos mantém na virtude da humildade, pois, nos lembra que naturalmente somos apenas um sopro de vida. De fato, ela nos remete ao que escreveu são Paulo: 

"Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos." (Rm 12,16)


Com efeito, na primeira leitura de hoje são Paulo revela que recebeu do Senhor a graça de ser arrebatado ao Paraíso e de ter ouvido "palavras inefáveis que nenhum homem consegue pronunciar." No entanto, completou: "E para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais."


De certo, por estas exortações percebemos que quando nos deixamos modelar pelas virtudes que elas nos comunicam, a nossa vida se torna um oásis que recebe a água viva do Espírito Santo que jorra para a vida eterna por meio do testemunho da presença de Jesus em nossas almas nos conduzindo para o céu, como Ele o fez com são Paulo e com todos os que o seguiram.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos dá a conhecer perfeitamente a quem devemos servir, e como devemos servir, isto é, sem preocupações, sem apegos e sem medo, porque amparados pela Providência Divina e confiantes na Sua Infinita Bondade, nos entregamos ao nosso Pai celestial que cuida muito bem das suas criaturas e de todos os seus filhos e filhas, pois, foi para isto recebemos no batismo o dom da fé.


Por fim, escutemos atentamente o Senhor Jesus e ponhamos em prática a Sua Divina Palavra que já traz em si o poder de pratica-la: "Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 


Portanto, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado." (Mt 6,33-34)


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox