Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de junho de 2021

TU, VEM E SEGUE-ME


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,18-22)(28/6/21)


Caríssimos, uma das principais preocupações que temos é com a nossa segurança; de fato, dada a nossa fragilidade facilmente nos apegamos ao que achamos que nos mantém intactos, seguros, livres de todo mal; pois, sentir-se seguro é viver a liberdade que Deus nos deu como fonte de felicidade, ou seja, é sentir-se bem, em paz, sem medos ou preocupações. Todavia, para alcançarmos esse estado de graça precisamos expulsar dos nossos corações todas as tentações para evitarmos cometer injustiças e outros pecados.


De certo, muitos buscam viver a fé pensando na própria segurança uma vez que a vida natural é apenas um sopro que se esvai a qualquer momento. Com efeito, nesta liturgia de hoje o Senhor Jesus nos mostra que a verdadeira segurança vem da fé, e requer renúncia, desapego e disponibilidade para o seguir tendo em vista o anúncio do Reino de Deus e a sua justiça.


A narração do Evangelho de hoje começa com o Senhor Jesus envolvido por uma multidão e logo mandou passar para a outra margem. "Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Ao que Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Ou seja, seguir Jesus não é um status, mas sim, pertencer totalmente a Ele de todo coração.


Na primeira leitura vemos como Abraão cumpriu a sua missão de intercessor diante de Deus; com isso, percebemos que todos nós que aqui vivemos, temos uma missão, bem como escreveu o Profeta Isaías: "Levantai os olhos para o céu e olhai. Quem criou todos esses astros? Aquele que faz marchar o exército completo, e a todos chama pelo nome, o qual é tão rico de força e dotado de poder, que ninguém falta ao seu chamado." (Is 40,26).


Portanto, caríssimos, a vocação não é uma iniciativa humana, mas sim divina, pois, não somos nós que nos damos uma vocação; na verdade, respondemos ao chamado do Senhor, livres de nós mesmos e de todos os apegos que nos impedem de segui-lo fielmente. Pois, quem pensa seguir o Senhor, mas não renuncia à si mesmo, toma a sua cruz e o segue, jamais poderá ser um verdadeiro discípulo; ora, e isto serve para todas as vocações às quais somos chamados.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox