Arquivo do blog

sexta-feira, 18 de junho de 2021

O TESOURO DA VIDA ETERNA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,19-23)(18/6/21)


Caríssimos, existem várias tentações que chegam à nossa mente suscitando em nós comportamentos perversos que nos levam aos mais diversos pecados; e se deixarmos tais tentações entrarem em nossas almas, elas criam raízes, tendências, apegos e todo tipo de dependência doentia que nos leva ao desconforto, à falta de fé, e até mesmo ao desespero.


Com efeito, por vivemos cercados por tais tentações, precisamos resistir por meio da fé para não cairmos nos pecados mortais que roubam de nós a paz e as graças e bênçãos recebidas do nosso Pai celestial; ora, uma destas tentações é o apego à coisas ou pessoas que tentam ocupar o espaço que pertence somente ao Senhor dentro de nossas almas, pois, Ele é o único Tesouro da nossa vida.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus começa sua instrução aos discípulos, dizendo: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." 


De certo, quais são esses tesouros de que nos fala o Senhor? Por um lado, os bens temporários, riqueza, poder, fama e prazer, etc; por outro, os bens eternos que são as virtudes e os frutos do Espírito Santo, cultivados por uma vida de piedade e disponbilidade em fazer o bem para o qual fomos criados.


De fato, tudo o que é temporário e passageiro é também motivo de preocupação e insegurança, porque quem não possui os tesouros deste mundo e põe neles o seu coração, faz de tudo para adquiri-los, e quando os adquire, faz de tudo para não perde-los. No entanto, os que põem seu prazer em fazer a vontade do Senhor, encontra Nele um Tesouro inigualável "que nem a traça, nem a ferrugem o corroem e nem os ladrões roubam", por isso, o consevará por toda a eternidade.


Portanto, caríssimos, seguir o Senhor Jesus pela estrada do Seu ensinamento como seus discípulos e todos os santos e santas o fizeram, significa para nós adquirir esse Tesouro de vida eterna, que nos torna ricos do amor, da felicidade e da paz que Ele nos concede por perseverarmos até o fim (cf. Mt 24,


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox