PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,1-8)(08/11/24)
.
1. Caríssimos, irmãos e irmãs, temos consciência da nossa fragilidade e do nosso fim natural; e no entanto, somos capazes de grandes proezas; mas também dos piores pecados, dependendo apenas de nossas escolhas e decisões.
.
2. Com efeito, fomos chamados por Deus em Cristo Jesus para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos no amor, mas nem todos correspondem à esse chamado, e isto acontece por não segui-lo fielmente conforme Ele nos ensinou.
.
3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus conta uma parábola desconcertante em que um patrão elogia seu administrador desonesto por sua esperteza. Mas ao mesmo tempo nos faz uma séria advertência: "Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.
.
4. De fato, recebemos todas as graças necessárias para nossa salvação, mesmo assim muitos são os deixam de lado essas graças para viverem em estado de pecado mortal e as suas terríveis consequências.
.
5. Comentando este Evangelho, disse o Papa Francisco: "Hoje Jesus leva-nos a refletir sobre dois estilos de vida opostos entre si: o mundano e o evangélico. O espírito do mundo não é o espírito de Jesus. E fá-lo mediante a narração da parábola do administrador infiel e corrupto, que é elogiado por Ele não obstante a sua desonestidade.
.
6. É necessário esclarecer imediatamente que este administrador não é apresentado como modelo a seguir, mas como exemplo de astúcia. E come si manifesta a mundanidade? Manifesta-se com atitudes de corrupção, de engano e de opressão, constituindo o caminho mais errado, a senda do pecado, porque uma leva à outra!
.
7. À esta astúcia mundana nós somos chamados a responder com a astúcia cristã, que constitui um dom do Espírito Santo. Trata-se de se afastar do espírito e dos valores do mundo, que tanto agradam ao diabo, para viver segundo o Evangelho.
.
8. O espírito do Evangelho exige um estilo de vida sério — sério mas alegre, repleto de júbilo! — sério e exigente, caracterizado pela honestidade, pela justiça, pelo respeito dos outros e da sua dignidade, pelo sentido do dever. Eis no que consiste a astúcia cristã!"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário