PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,20-25)(14/11/24)
.
1. Caríssimos, os ensinamentos contidos nesta liturgia nos conduz à uma maior conscientização do que seja o Reino de Deus e a Sua Justiça. Bem como disse são Paulo: "Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo." (Rm 14,17).
2. De fato, estamos acostumados com a finitude que nos cerca; vivemos no limite, mas sempre olhando para o infinito que nos envolve e nos aponta para o céu, para a glória de Deus.
.
3. Ora, é isso o que o Senhor Jesus nos dá a conhecer no Evangelho de hoje, em que os fariseus perguntaram-lhe quando viria o Reino de Deus, ao que Ele respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
.
4. Decerto, eles tinham consciência da existência do Reino de Deus e por isso esperavam sua vinda, mas não o acolheram em Jesus. De fato, com a sua resposta o Senhor revelou que o Reino de Deus é Ele mesmo e tudo o que nos dá a conhecer da herança eterna que o Pai tem reservado para àqueles que o amam e que por Ele seguem fielmente ao seu encontro.
.
5. Eis o que escreveu são João a esse respeito: "O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas." (Jo 3,35). E assim disse o Filho: "Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia." (Jo 6,37.39).
.
6. Com efeito, vivemos no tempo da tecnologia avançada, da inteligência artificial, do conhecimento cibernético; e sem dúvida, por esses meios os homens estão adquirindo um conhecimento sobre-humano, isto é, para além do que podemos imaginar, mas nada disso os livra da morte nem lhes dá a esperança da vida eterna.
.
7. Portanto, caríssimos, por mais que haja progresso do conhecimento humano e o desenvolvimento das ciências tecnológicas, se lhes falta a sabedoria do Espírito Santo, falta tudo, porque nada e ninguém se sustenta por si mesmo, por mais conhecimentos que tenha.
.
8. Destarte, escutemos o Senhor: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia." (Lc 17,22-24).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Oração
"Senhor Jesus Cristo, creio que estais continuamente agindo entre nós para nos salvar. Confio em vosso poder bondoso, e sei que se eu não atrapalhar, realizareis em mim vossos planos.
Ajudai-me, para que não só não atrapalhe, mas colabore o máximo com vossa graça. Fazei-me atento aos sinais que realizais, dai-me paciência para esperar vossa hora, e a sabedoria para fazer o necessário." Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário