Arquivo do blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Por que a fé é essencial?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 15,29-37)(04/12/24)

.
1. Caríssimos, a obra da criação é perfeita em todos os sentidos; e por meio de suas leis naturais, ela nos revela o seu Autor e consumador que tudo rege com maestria, conduzindo-a à plenitude de sua Perfeição Eterna.
.
2. Ora, mesmo contemplando toda esta grandeza e beleza da criação; também percebemos nela dasarmonias, divisões e tragédias causadas pela desobediência dos homens que não respeitam as leis nem o Seu Criador; e o resultado de tamanha desobediência é a destruição e a morte temporal de tudo e todos.
.
3. Porém, nem tudo está perdido; é isto o que Senhor Jesus nos revela na liturgia de hoje, quando faz crescer a nossa esperança nos mostrando que aqueles que o temem participarão do Seu Banquete na Sua glória eterna. 
.
4. Bem como assinalou o Profeta Isaías: "Naquele dia, o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos." Ou seja, Isaías profetizou a vinda do Messias e o resultado das suas ações. 
.
5. No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos dá uma pequena mostra daquilo que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Pois, como vimos: "Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. 
.
6. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou." E ainda realizou milagrosamente a multiplicação dos pães e peixes saciando a todos. Mas, depois de tudo o que Ele fez em meio ao povo eleito, por que não o acolheram? A resposta é esta:
.
7. "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.
.
8. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus." (Jo 3,16-21).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Caríssimos, Deus se revela aos humildes de coração...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,21-24)(03/12/24)

.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, é feliz quem a Deus se confia, pois a Sua Divina Providência nunca falha; é por ela que Ele nos revela a sua misericórdia infinita. Certa feita, disse Santo Antão, pai dos monges do deserto: 
.
2. "Foi para o homem que Deus fez o céu repleto de estrelas, foi para o homem que Ele fez a terra, e é para si mesmos que os homens a cultivam. Aqueles que não sentem esta providência de Deus têm a alma despojada de inteligência."
.
3. Com efeito, existe um ditado popular que diz: "As aparências enganam." De fato, aparentemente este mundo está dominado por aqueles que praticam o mal; tadavia, na verdade, isso é um engano, pois, Deus que nos governa com sua Onipotência, usa de misericórdia para que todos se convertam enquanto ainda têem tempo. 
.
4. Porque, como ensinou o Profeta Isaías, virá o dia do Senhor, e neste dia todo o mal existente desaparecerá para sempre, dando lugar à bondade de Deus que supera infinitamente toda maldade.
.
5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos revela que a humildade está presente em todas as virtudes, por isso, os humildes sempre escutam a Deus e põem em práticas as suas Palavras, e por isso, permanecem unidos a Ele debaixo da sua proteção. 
.
6. Escutemos, então, o Senhor: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado." (Lc 10,21).
.
7. Portanto, caríssimos, "O homem é um dos únicos seres escutado por Deus, o único a quem Deus Se revela. Deus ama o homem a ponto de fazer dele um deus. O homem é o único ser que é um digno adorador de Deus em espírito e verdade. É para o homem que Deus Se transfigura." 
.
8. Por isso, nenhum ser humano pode negar a Deus o seu amor sem que seja punido por isso, pois não amar a Deus significa perder o seu afeto, a sua divina benevolência para sempre; e isso é a maior punição.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,5-11)(02/12/24)

.
1. Caríssimos, a fé é um dos dons essenciais para vivermos em estado de graça na presença do Senhor e tudo alcançarmos conforme a sua vontade, como Ele nos ensinou: "Tudo é possível ao que crê."(Mc 9,27b). E ainda: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito." (Jo 15,7).
.
2. De fato, a fé é esse dom especial do Espírito Santo que nos mantém unidos ao Senhor Jesus a fim de darmos os frutos de sua presença em nossa vida. Bem como Ele disse no Evangelho São João: "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5).
.
3. Ora, o que nos faz permanecer no Senhor Jesus é a nossa fidelidade na observância da sua Palavra e a vida de oração para não cairmos em tentação. Porque a oração é a graça de todo momento para todas as situações de nossa vida. Pois, a alma que persevera na oração tem Deus nela, e por isso vence todas as batalhas. 
.
4. No Evangelho de hoje um oficial romano fez uma oração de intercessão por um dos seus servos gravemente enfermo e prontamente foi atendido pelo Senhor que se dispôs ir à sua casa para cura-lo; mas, expressando profunda confiança, humildade e obediência, disse ele: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu servo ficará curado." (Mt 8,8).
.
5. Com efeito, neste tempo de espera e de preparação para a vinda do Senhor Jesus, a oração humildade e obediente é um dos meios mais eficazes para alimentar a nossa esperança e permanecermos firmes na expectativa da Sua Parusia que é também a vinda da plenitude do Reino de Deus e do cumprimento da sua justiça
.
6. De fato, este mundo caminha à passos largos para o caos por causa dos muitos pecados aqui praticados; tadavia, como nos ensinou o Profeta Isaías, a esperança na iminente vinda de Cristo nos enche de inefável alegria e de profunda convicção, pois Ele virá em definitivo para julgar os vivos e os mortos e o seu Reino não terá fim.
.
7. Portanto, caríssimos, escutemos atentamente estas palavras do Senhor: "Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem." (Lc 12,40). Ora, isso é tão evidente que jamais podemos duvidar, como Ele mesmo disse: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Mt 24, 35).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Advento é tempo de espera e colaboração na obra da salvação


 Homilia do 1°Dom do Advento (Lc 21,25-28.34-36)(01/12/24)

.
1. Amados filhos e filhas de Deus, com o tempo do Advento, a Igreja celebra o início do novo ano litúrgico, é um tempo sui generis em que se renova os propósitos divinos para a nossa salvação, e por sua graça e bondade, o Senhor renova todas as coisas. 
.
2. E assim Ele atualiza o todo viver, como meditamos no Livro do Apocalipse: "Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (Ap 21,5).
.
3. "Ora, este período litúrgico evoca a dupla vinda de Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo Final. Por isso a característica fundamental deste tempo, é a purificação de nossas almas como preparação para receber Aquele que veio e que virá." 
.
4. O caráter penitencial do advento é acentuado pela cor litúrgica roxa, que significa recolhimento, purificação. Com efeito, a palavra Advento provém do termo latino Advetum que significa vinda, chegada. 
.
5. De fato, toda vinda requer uma preparação adequada cheia de alegria e entusiasmo; mas também de silêncio e meditação acompanhada de conversão e crescimento espiritual no que diz respeito aos valores eternos que cultivamos na certeza de nosso renovamento interior, para melhor servirmos ao Senhor e ao seu Reino de amor, justiça e de paz.
.
6. Portanto, caríssimos, que tenhamos uma boa preparação para essa manifestação gloriosa do Senhor Jesus e assim celebrarmos com ternura a espectativa de sua Parusia e também comemorarmos com grande alegria o seu Natal, como um dom eterno do Pai para toda a humanidade.
7. Destarte, com o Advento do seu amado Filho, Deus nos chama "ao Reino dos Céus, à uma luz que não conhece eclipse, a uma vida sem fim, a uma bem-aventurança inefável, à adoção filial e à herança dos bens eternos". (São Teodoro Estudita).
.
8. E nós estamos dispostos a recebe-lo em nossas almas ou nos deixaremos enganar pelas distrações e fatasias deste mundo? Não nos esqueçamos todo tempo que ainda temos é tempo de preparação para receber o Senhor Jesus como o receberam Maria Santíssima e seu virginal esposo são José. 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Firefox