Arquivo do blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Por que a fé é essencial?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 15,29-37)(04/12/24)

.
1. Caríssimos, a obra da criação é perfeita em todos os sentidos; e por meio de suas leis naturais, ela nos revela o seu Autor e consumador que tudo rege com maestria, conduzindo-a à plenitude de sua Perfeição Eterna.
.
2. Ora, mesmo contemplando toda esta grandeza e beleza da criação; também percebemos nela dasarmonias, divisões e tragédias causadas pela desobediência dos homens que não respeitam as leis nem o Seu Criador; e o resultado de tamanha desobediência é a destruição e a morte temporal de tudo e todos.
.
3. Porém, nem tudo está perdido; é isto o que Senhor Jesus nos revela na liturgia de hoje, quando faz crescer a nossa esperança nos mostrando que aqueles que o temem participarão do Seu Banquete na Sua glória eterna. 
.
4. Bem como assinalou o Profeta Isaías: "Naquele dia, o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos." Ou seja, Isaías profetizou a vinda do Messias e o resultado das suas ações. 
.
5. No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos dá uma pequena mostra daquilo que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Pois, como vimos: "Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. 
.
6. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou." E ainda realizou milagrosamente a multiplicação dos pães e peixes saciando a todos. Mas, depois de tudo o que Ele fez em meio ao povo eleito, por que não o acolheram? A resposta é esta:
.
7. "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.
.
8. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus." (Jo 3,16-21).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox