PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 1,18-24)(18/12/24)
1. Caríssimos, as promessas que Deus nos faz tem como fundamento voltarmos ao seu propósito Devino perdido por nossos primeiros pais quando pecaram mortalmente; naquela ocasião, o Senhor prometeu um Salvador (cf. Gn 3,15);
2. Capaz de apagar a terrível ofensa cometida para que assim voltassem ao estado de graça que haviam perdido. Só que jamais poderíamos imaginar que o Salvador seria o Seu único Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, oferecido em sacrifício para a nossa salvação.
3. Com efeito, para a realizarlção dessa promessa, Maria Santíssima, foi escolhida para ser Esposa e Mãe de Deus, sempre virgem; com isso entendemos que ela é toda do querer divino, da vontade do Altíssimo, e por isso, viveu somente para Aquele que a criou e a escolheu para se tornar, por meio dela, visível e acessível a todos.
4. De fato, a nenhuma outra criatura foi dado este privilégio de ser genitora do próprio Criador; ora, somente o infinito amor de Deus pode realizar esse prodígio, porque Deus é Eterno e incriado, porém, age sempre livrimente conforme o seu querer sagrado.
5. Desse modo, compreendemos que o amor do Senhor por nós é insuperável, pois, ao gerar seu Filho amado no ventre santo da Virgem Mãe, ao mesmo tempo, por meio de São José, revela a sua sublime missão, ser Salvador, Rei e Senhor da humanidade.
6. Amados irmãos e irmãs, de uma coisa fiquemos certos, Deus nos criou para sermos santos; peçamos a Ele para fazermos em tudo a Sua Vontade e assim obtermos a graça da santidade; evitando as ocasiões de pecado, as tentações e o próprio pecado, pois foi para isto que fomos salvos por Cristo.
7. Portanto, caríssimos, vivamos de acordo com esse propósito do Senhor, que está escrito em nossas almas quando Ele nos criou "à sua imagem e semelhança". Por isso, disse: "Sede santos como vosso Pai do céu é Santo." (Mt 5,48). Destarte, nada queiramos fora dessa verdade, porque nada se compara à felicidade eterna que dela provém.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário