PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,14-23)(27/03/25)
1. Caríssimos, a liturgia de hoje nos mostra a guerra, o conflito espiritual que estamos vivendo no tempo e para além do tempo, pois no fim desse conflito, haverá o viver eterno como prêmio para os justos; e como pena para os perversos que fizeram de sua vida e da vida dos outros um inferno, não obstante, os santos ensinamentos recebidos de nosso Senhor Jesus Cristo.
2. De fato, fomos criados "à imagem e semelhança de Deus" para vivermos na Sua presença neste paraíso que nos foi dado; mas, por causa do pecado que permitimos entrar em nossa vida, tudo o que era suave, ameno, sereno e agradável, tornou-se veneno mortífero, dor, sofrimento, agonia e morte. Por isso, enquanto não houver arrependimento sincero e conversão não haverá salvação para os que insistem na prática do mal.
3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus expulsa o demônio de um mudo, mas foi criticado e acusado de fazer isso por meio da ação do maligno; ao que Ele respondeu: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra."
4. Ora, se o mal luta contra si mesmo, por si mesmo se distroe, desse modo, muito se engana quem atribue ao Senhor o que não é dele. Ou seja, a calúnia é um atentado contra a verdade; e quem atenta contra a verdade perde sempre. Pois, como disse o Senhor: "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”.
5. São Paulo na sua Carta aos Romanos, nos ensina como ter um verdadeiro discernimento: "Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual.
6. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,1-2). Ou seja, quem não se deixa conduzir pelo Espírito de Deus não entrará no Reino dos Céus.
7. Portanto, caríssimos, uma vez que estamos nos preparando para o juízo final, depois de nossa estadia neste mundo, se faz jus que sigamos os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, quais ovelhas do seu rebanho, como ele mesmo disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem." (Jo 10,27).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário