PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 18,9-14)(29/03/25)
.
1. Caríssimos, a quaresima é o tempo favorável para o nosso retiro pessoal onde nos encontramos com Deus, nosso Pai e nos entregamos à Ele para o bem de todos, porque quem convive bem com Deus, convive bem consigo mesmo e com todos.
2. Com efeito, cada retiro que fazemos é um exercício espiritual de conversão que nos proporciona o crescimento na graça e no conhecimento da vontade do Senhor que por sua vez nos conduz à partilhar esses dons com os demais irmãos e irmãs por meio da vivência da fé.
.
3. Mas, atenção, para não perdermos o sentido essencial do retiro que é a nossa permanência no Senhor para assim o transparecer por meio de nossos atos; pois, se sedermos à tentação de axaltarmos à nós mesmos e não ao Senhor, como vimos no Evangelho de hoje, cairemos no pecado da presunção e não colheremos nenhum fruto de conversão.
.
4. De fato, a oração não é meio para exaltação de si mesmo ou de pretensas virtudes, mas de comunhão com o amor de Deus reconhecendo que tudo pertence a Ele e que não somos dignos nem de erguer a cabeça para o Seu Altar uma vez que somos pecadores em busca de Sua Divina Misericórdia.
5. Portanto, caríssimos, "Mais vale um pecador humilde que um justo orgulhoso, porque, quando se humilha, o pecador deixa de o ser; e, quando o justo se torna orgulhoso, deixa de ser justo. Por isso, não devemos nos gloriar das nossas obras, mas confiar humildemente na graça de Deus." (Ludolfo de Saxe (sec.XIV), dominicano, depois cartuxo de Estrasburgo)
.
6. Oremos: Senhor aqui estamos para nos depositar em tuas mãos, sabemos que a vida natural é curta, mas nessa nossa naturalidade podemos fazer a tua vontade e vivê-la para além do tempo por toda a eternidade junto de Ti a quem amamos incondicionalmente.
7. Por isso, Senhor, faz de nós instrumentos do teu amor e da tua bondade para que te glorifiquemos neste mundo e no mundo vindouro, isto é, o teu Reino. Pedimos-te humildemente, recebe a nossa disponibilidade para que a verdade e a humildade prevaleça em todos os sentidos de nossa vida. Amém!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário