Arquivo do blog

terça-feira, 8 de julho de 2025

Não existe perdão para o pecado contra o Espírito Santo


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,32-38)(08/07/25)


1. Caríssimos irmãos e irmãs, não existe pecado sem tentação, sem consentimento e a prática; de modo que, toda tentação é a voz do inimigo falando à nossa mente sugerindo pensamentos, comportamentos e ações contrárias à vontade de Deus. 

2. Ora, tudo o que é mal vem do maligno, porém, ele não pode entrar em nossa vida sem o nosso consentimento e permissão. Eis o que disse São Tiago a esse respeito: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (Tg 1,12). 

3. De fato, somos dotados do livre arbítrio, que é o poder que Deus nos deu para fazer nossas escolhas e tomar decisões, de modo que nenhum mal espiritual, moral e físico poderá nos atingir se dissermos não às tentações e aos pecados sugeridos pelo maligno, ainda que temporariamente soframos alguns danos como sofreu o patriarca Jó e todos os aqueles que deram a vida por Jesus e o testemunho da sua ressurreição.

4. No Evangelho de hoje, exercendo o seu ministério, o Senhor Jesus expulsou o demônio de um homem mudo que depois de libertado começou a falar. "As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. (Mt 9,33b-34).

5. Sem dúvida, a admiração pelas obras realizadas pelo Senhor Jesus é sinal da graça recebida por aqueles que reconhecem e agradecem o bem realizado por Ele, de modo que crescem na fé, na adesão a Ele e no seu seguimento. Pois, não basta maravilhar-se com os seus prodígios, é necessário segui-lo fielmente até o fim.

6. Por outro lado, aqueles que julgam perversamente atribuindo as ações do Senhor Jesus ao maligno, pecam gravemente contra o Espírito Santo, de modo que, não serão perdoados, por se tornarem culpados de um pecado eterno, como disse o Senhor: "Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada." (Mt 12,31).

7. Portanto, caríssimos, sigamos humildemente esta exortação de são Paulo para vencermos as tentações, evitartamos os pecados e as suas consequências: "Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos, e o Deus da paz estará convosco." (Fil 4,8-9b).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox