PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,14-17)(05/07/25)
1. Caríssimos, a lei perfeita da liberdade nos ensina que a escolha divina tem seu fundamento na graça santificante do amor de Deus; mas, às vezes a intervenção humana usa desvios não lícitos para mudar a escolha divina, no que resulta sacrifício ao Senhor que respeitando o nosso livre arbítrio conserta os nossos equívocos para que não perdamos suas graças e bênçãos.
2. Na primeira leitura de hoje vimos a intervenção de Rebeca mudar até então o custume da transmissão da bênção paterna ao primogênito dos filhos. Mas, por quê isso aconteceu? Devido um fator fundamental, trata-se da não valorização da graça recebida por falta de piedade do escolhido, resultando nesse tipo de intervenção e na mudança interna do costume.
3. Todavia, chamo a atenção para a validade da graça, uma vez que Deus nunca muda os seus planos ainda que os homens tentem interferir neles. É exatamente como escreveu São Paulo: "Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis."(Rm 11,29). Aliás, também vemos esta assertiva no Livro de Provérbios: "O coração do homem dispõe o seu caminho, mas é o Senhor que dirige seus passos." (Pr 16,9).
.
4. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus é questionado pelos fariseus a respeito do jejum como se a essência da fé dependesse apenas dele; no que o Senhor respondeu mostrando a necessidade da mudança de mentalidade para que essa prática obtenha os resultados desejados.
.
5. Portanto, caríssimos, quem jejua com a mente cheia de críticas contra os que não fazem o mesmo, perde as graças dessa prática por causa das críticas que carrega na alma. De fato, uma alma repleta de críticas nada mais tem dentro dela além das críticas que cultiva, por isso, se torna azeda, rancorosa e em constante conflito consigo mesma e com os outros.
.
6. Destarte, quem só vive julgando, criticando e condenando os outros, na verdade condena-se a si mesmo à uma vida de amargura e falta de paz, e isso significa que o relacionamento com Deus não está nada bom; porque o relacionamento com o próximo depende cem por cento do nosso relacionamento com Deus.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário