Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

COMO ACONTECERÁ ISSO, SE NÃO CONHEÇO HOMEM?





















“COMO ACONTECERÁ ISSO, SE NÃO CONHEÇO HOMEM?” [Lc 1,34]

A Encarnação do Verbo é obra do poder, da caridade e da misericórdia de Deus.

Chamamos de milagre o acontecimento que ultrapassa a nossa compreensão racional e não podemos explicar a partir de nosso conhecimento acumulado; quando, porém, não compreendemos, mas podemos explicar, chamamos a essa explicação de teoria porque falta à ela a comprovação devida, isso para os fenômenos naturais. Quando tratamos da fé religiosa, todo acontecimento para além de nossa compreensão racional, chamamos revelação, isto é, graça inefável concedida por Deus àqueles que o amam e obedecem às suas leis; porque, como disse são Paulo (Cf. 1Cor 2,12-16), “as coisas espirituais só podem ser compreendidas em termos espirituais”. Ora, para nós que vivemos a fé católica, a Encarnação do Verbo, mais que revelação, é uma “Teofania”, isto é, uma ação direta de Deus na natureza, especificamente na natureza humana na pessoa de Maria, a Mãe de Jesus.

Vejamos o relato:

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”. (Lc 1,26-35).

Logo, a partir dessa revelação da Sagrada Escritura, compreendemos que o Senhor Deus Misericordioso e Todo Poderoso, nos visitou diretamente na pessoa de Seu Filho Jesus que assumiu a nossa natureza humana pela “Teofania” do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, nos dando a compreensão, pelo mesmo Espírito, do Seu Plano Salvífico para a nossa Redenção. Assim, entendemos que por Sua Vontade, Deus criou todas as coisas por meio do Seu Filho Jesus e do Espírito Santo; e agora, leva à plenitude essa sua obra criada, porém, com o participação direta da humana criatura. Desse modo, “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade”. (Jo 1,14).

Caríssimos irmãos e irmãs, Maria é a Mãe de Jesus, o Filho de Deus humanado, e foi por meio dela que Ele entrou no mundo e o redimiu nos dando o Seu Espírito para nos conduzir à glória da ressurreição; portanto, ela, a Virgem Santíssima, é a primeira redimida e a primeira que recebeu a vida eterna ainda neste mundo. Felizes de nós que cremos e recebemos tão grande graça e participamos dela diretamente, pois, por meio da Encarnação do Filho de Deus, recebemos a divinização de nossa natureza, visto que, nossa carne está glorificada com Cristo e Maria lá nos céus, morada definitiva de todos nós que fomos redimidos por Ele em seu amor.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox