Arquivo do blog

sábado, 3 de setembro de 2011

PENSAMENTOS II














PENSAMENTOS II...

A decadência dos valores humanos...

Ø  É triste constatar o que está acontecendo com os seres humanos... Tomados pela indiferença e em grande escala pelo decadência dos bons costumes, vêm causando horrores principalmente aos inocentes e àqueles que procuram tão somente o bem de todos...

“Jesus disse também a seus discípulos: É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm!” (Lc 17,1).

Confiança na Divina Providência...

Ø  Senhor, não tenho nada, até mesmo as fraquezas que tenho não me pertencem mais, porque te entrego todas... Pois, quando quero ter algo me sinto fraco, me sinto nada, porque ter algo para mim é como ser torturado no túnel escuro de minha alma... Visto que me acostumei a depender de tua divina providência que nunca falha, por isso, aprendi a esperar pacientemente com amor o que reservas para mim em teu desígnio Senhor ...

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.   Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”. (Mt 6,33-34).

A guerra espiritual...

Ø  A guerra espiritual que travamos tem duas frentes de batalhas, a primeira invisível, a segunda visível; a invisível travamos contra o mal espiritual (demônio), inimigo de nossas almas... A visível se dá contra os comportamentos anticristo, visto até mesmo naqueles que dizem professar a fé em Cristo...

“Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.          Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!” (Mt 7,21-23).

Ø  A luta espiritual se revela claramente nos pensamentos adversos que temos, portanto, precisamos identificar a fonte desses pensamentos para não incorrermos em erros gravíssimos...

“Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem”. (Mc 7,21-23).

Veneno egoísta...

Ø  O individualismo é o veneno egoísta que impede a adesão a Cristo, pois o Senhor veio para servir e não ser servido, isto enquanto missionário do Pai... O individualismo se revela principalmente nas razões subjetivistas, desprovidas da comunhão com Cristo; porque Cristo Jesus é o caminho e a vontade do Pai para nós em seu infinito amor...

“Então Jesus disse aos discípulos: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”. (Mt 16,24-25). E disse ainda: “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.” (Mt 16,27).

Fácil é falar, porém, pensar seriamente o que se fala é sabedoria...

Ø  É muito fácil emitir opiniões e razões de ser, no entanto, o mais importante mesmo é pôr a mão no arado com os demais e não olhar para trás...

“O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado”. (Mt 12,35-37).

Razões & concupiscências...

Ø  Onde as razões e os desejos são apresentados sem um ordenamento preciso, falta o espírito de unidade e pureza; e onde não está presente o Espírito do Senhor aí não há liberdade, mas somente interesses individuais ou projeções mesquinhas...

“Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente”. (1Jo 2,15-17).

O dom da fé...

Ø  Na vida a fé é imprescindível para se ter perfeita comunhão com a vontade de Deus; porque a fé é um dom de Deus que nos garante o livre acesso a Ele e a nossa permanência Nele...

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram”. (Hb 11,6).

Livres e disponíveis...

Ø  A disponibilidade é a arte que mais agrada a Deus, porque todo coração disponível se deixa sempre conduzir pelo Espírito Santo...

“Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38a).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox