Arquivo do blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A saudação de Paz e Bem

Na época em que São Francisco nasceu o bispo de sua região era conhecido como, Mestre Rufino. Ele escrevera um tratado chamado “De Bono Pacis”, “O bem da paz”, documento que influenciou o pensamento místico sobre o significado da paz, em Assis/Itália.
Havia diferentes formas de desejar a paz, dentre elas, a expressão: Paz e Bem!

1. O significado da Paz para São Francisco

Certamente, o evangelho de São Lucas (10,1-5), que fala sobre o envio dos discípulos, influenciara Francisco a convidar os frades a iniciar as pregações anunciando a paz, abrindo os corações para que as pessoas acolhessem a palavra de Deus.
Nas Fontes Franciscanas, por três vezes, vemos referências ao cumprimento da paz:
a) Legenda Maior (LM 3,2) - “Em cada pregação sua, saudava o povo no início do sermão, anunciando a paz, dizendo: ´O Senhor vos dê a paz´".
b) Legenda dos Três Companheiros (LTC 26) – “... em toda pregação sua, saudava o povo, anunciando a paz no início da pregação”.
c) Compilação de Assis (CA 101,14) – “O senhor revelou-me que como saudação devia dizer: ´O senhor te dê a paz´".

2. Um Deus que é o Sumo Bem


O “Bem” a que São Francisco se refere é o Sumo-Bem, Deus. Por isso, desejar a Paz e o Bem, quer significar também, o desejo de que tenhamos Deus como centro das nossas vidas. Isso deve ser fruto de um projeto de vida. E foi essa a experiência vivida por Francisco.
Citações nos escritos franciscanos, na qual São Francisco refere-se a Deus como o Bem maior, o Sumo Bem:
a) Louvores a Deus Altíssimo (LD 3) – “... vós sois o bem, todo o bem, o Sumo Bem, Senhor Deus vivo e verdadeiro”.
b) Paráfrase ao Pai Nosso (PN 2) – “...porque vós, Senhor, sois o sumo e eterno bem, do qual procede todo o bem, sem o qual não há nenhum bem”.
c) Louvores a serem ditos em todas as horas canônicas (LH 11) – “... altíssimo e sumo Deus, todo o bem, sumo bem, bem total...”

3. A paz e o bem como um estilo de vida

Para Francisco, para toda a Família Franciscana e para os que costumam utilizar a saudação “Paz e Bem”, estes dizeres devem ser mais do que um cumprimento formal, devem ser uma opção por um estilo de vida, em Jesus. Como observamos nos tópicos 1 e 2, estas expressões trazem um dinamismo de conversão e um convite para vivermos em Deus, com Deus e por Deus.
O próprio São Francisco exortou aos que o acompanhavam, que a paz que anunciavam, deveriam a ter no coração. E que esta saudação, abriria os corações para que encontrassem a verdadeira paz. Porém, não se sabe com exatidão se ele usou esta saudação, da mesma forma que utilizamos hoje.
4. “Paz e Bem” como cumprimento

Na entrada da capela do Seminário [Franciscano Frei Galvão, Guaratingueta], um totem escrito “PAZ E BEM!” dá as boas-vindas a todos os devotos de Frei Galvão, saudação comum no meio franciscano, em todo o mundo.

Por Giovanni Bezerra, especial para o site [do Seminário]


Extraído de http://www.seminariofreigalvao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=104:a-saudacao-de-paz-e-bem&catid=2:ultimas-noticias&Itemid=5 acesso em 27 set. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox