Arquivo do blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

VINHOS NOVOS EM ODRES NOVOS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,33-39)(06/9/19)
.
Caríssimos, São Paulo na primeira leitura de hoje, nos dá a conhecer a perfeita identidade de Jesus, o Filho de Deus: "Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência."
.
E continua: "Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude
e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus." Ora, e nós, pela graça de Deus, participamos desse mistério diretamente, que terá o seu desfecho na glória eterna do Filho do Homem, ou seja, no Reino dos Céus.
.
O Evangelho de hoje nos mostra dois tipos de comportamentos com os quais os homens se apresentam diante de Deus. No primeiro deles a Lei que tem por finalidade aproximar os homens de Deus, quando mal interpretada se torna motivo de divisão que os afasta dele, porque aqueles que a interpretam mal, usam de todo tipo de preconceitos, julgamentos e críticas que os afastam das virtudes que os levariam ao pleno cumprimento dela e da comunhão com o Senhor.
.
O outro tipo de comportamento, leva em conta a misericórdia e o amor de Deus como fundamentos para compreender a gradeza da novidade que Jesus anuncia, ou seja, a comunhão com a vontade do Pai e por consequência a unidade do seu Corpo, a Igreja. Desse modo compreedemos que tudo o que nos divide tem como fonte a ação do maligno, por isso, seus protagonistas são sempre intransigentes, isto é, pensam e agem sem misericórdia e sem amor.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox