Arquivo do blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

DEUS NOS É FAVORÁVEL...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,57-66)(23/12/19)
.
Caríssimos, nem sempre a razão tem razão; e isso acontece quando a razão quer ser o critério de tudo, desse modo, se põe no lugar de Deus e passa a julga-lo e não a ama-lo sobre todas as coisas. Ora, os acontecimentos da história da nossa salvação nos ensinam isso, e hoje especialmente por meio do relato do nascimento de São João Batista, o precursor do Messias.
.
No Evangelho de hoje vimos que mesmo diante das evidências da presença divina, os parentes de Zacarias e Isabel tentarem interferir, mudando o nome do recém-nascido. Ora, isso impediria que se cumprisse a vontade de Deus tal qual o anjo havia anunciado; todavia, como homem de fé que era, Zacarias manteve a ordem recebida do Senhor e assim fez valer a sua santa vontade, pois, João, o nome revelado pelo anjo, significa Deus nos é favorável.
.
De fato, na cultura hebraica o nome pode significa ao mesmo tempo a graça recebida e também a missão pela qual a pessoa servirá ao Senhor por toda a sua vida. Desse modo, o significado do nome de João confirma essa verdade: "Deus é propício", "Deus Mostrou Favor", "Deus Foi Clemente", "Deus é misericórdia." Ou seja, jamais os caprichos humanos poderão mudar os desígnios de Deus a respeito da nossa salvação.
.
Caríssimos, após confirmar o nome do filho, Zacarias foi curado do mutismo, dando o seu testemunho para todas as gerações de todos os tempos: "Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos: "E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox