Arquivo do blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

A HUMILDADE É O DOM DIVINO QUE OS ARROGANTES JAMAIS CONHECERÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mc 7,1-13)(11/02/20)
.
Caríssimos, a obra da criação e da salvação pertence somente a Deus e a mais ninguém; todavia, Ele no-la dá a conhecer por seu Filho nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de que o amemos acima de todas as coisas e pela nossa obediência deixemos Ele governar a nossa vida. Ocorre que por nosso livre arbítrio, em certas situações, nos afastamos do Senhor, mas Ele vem sempre em nosso auxílio com a sua divina misericórdia.
.
Na liturgia de hoje vemos como a prática da fé sofre a interferência do livre arbítrio humano; por um lado o rei Salomão humilha-se diante do Senhor, e nos mostra a pratica da fé que revela quem Deus é, e qual deve ser a nossa atitude de adoradores diante Dele; por outro, os escribas e fariseus baseiam-se numa prática meramente externa, por isso, são críticos contumases capazes de condenar inocentes.
.
De fato, muitos ainda não descobriram o potencial do livre arbítrio e por isso usam-no mal, com intenções egoísticas onde tudo se torna motivo para julgamentos, críticas indevidas e murmurações, gerando em seus corações um alto grau de insatisfação. Ora, Deus nos deu o livre arbítrio somente para ama-lo e glorifica-lo, desse modo, ele se torna o nosso escudo de proteção.
.
Caríssimos, certa feita escreveu são Paulo: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida." Ora, quem dera que todos puséssem em prática essas santas palavras, certamente seríamos mais simples e humildes de coração como o Senhor Jesus nos ensinou (cf. Mt 11,28-30).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox