Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

NO DESERTO DA VIDA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,22-25)(27/02/20)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, estamos vivendo o tempo forte da Quaresma; isto significa dizer que estamos no deserto da vida, lugar onde aparentemente falta quase tudo, mas pela experiência da fé que vivemos, Deus não nos deixa faltar nada. Ora, para nós, que praticamos os exercícios quaresmais, o deserto é o lugar da resistência e do enfrentamento; mas também o lugar da renúncia de si mesmo e da escuta do Senhor em conformidade com o seu plano de amor, para que assim se cumpra somente a sua santa vontade.

Com efeito, o que seria da nossa fé se Deus não nos falasse? O que seria de nossa vida se Ele não nos corrigisse quando falhamos? Como poderíamos viver se Ele não nos defendesse das insídias do maligno? O que seria do nosso futuro se perdêssemos a esperança da vida eterna? Na primeira leitura, Moisés disse ao povo eleito: “Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça." Escolhe, pois, a vida pondo em prática a Palavra do Senhor.
.
No Evangelho de hoje ouvimos Jesus dando exemplo do próprio sofrimento nos mostrando que vivemos em meio aos conflitos que o pecado gera; todavia, também nos mostra que a vitória sobre o pecado e mal só é possível pela imolação de si mesmo, da própria vontade, em obediência à vontade do Pai, que nos conduz à ressurreição. Ora, se houvesse outro caminho para se chegar ao céu o Senhor certamente nos teria mostrado.
.
Portanto, caríssimos, escutemos atentamente as santas palavras de Jesus e nos unamos a Ele por meio da renúncia de nós mesmos para que assim cheguemos à glória do seu Reino: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox