Arquivo do blog

sábado, 7 de março de 2020

AMAI VOSSOS INIMIGOS E REZAI PELOS VOSSOS PERSEGUIDORES...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,43-48)(07/03/20)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, à todo instante damos atenção a alguém ou alguma coisa; e fazemos isso seja por interesse; por distração no uso demasiado do celular; por respeito hmano; ou para projetar psicologicamente desejos nefastos ou não; ou ainda pelos os maus pensamentos que chegam à nossa mente como tentações. Por isso, pouco tempo dedicamos ao Senhor para encontra-lo em nossa oração.
.
Com efeito, no Evangelho de hoje Jesus nos ensina o mandamento do amor fraterno mesmo quando somos odiados e perseguidos sem nenhum motivo para isso; porque, de fato, quem ama assim permanece em comunhão com a vontade de Deus, nosso Pai, e vive em paz ainda se for pendurado numa cruz.
.
Então, escutemos o Senhor: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos."
.
Ora, por essas palavras de Jesus, percebemos que quando nos dispomos a obedecer o que Ele nos ensina, nas suas palavras já está o poder de cumpri-las e obter os frutos do amor fraterno e da paz interior que tanto precisamos para nos mantermos em estado de graça na sua presença.
.
Caríssimos, escutemos, então,
São Máximo, o Confessor (séc. VI): "Não consintas em perder o amor espiritual, pois não foi proposta aos homens outra via de salvação. Aplica-te o mais que puderes a amar todos os homens. E, se ainda não consegues fazê-lo, pelo menos não odeies ninguém. Mas nem isso poderás fazer se não desprezares as coisas do mundo.
.
Os amigos de Cristo amam verdadeiramente todos os seres, mas não são amados por todos. Os amigos de Cristo perseveram até ao fim no seu amor. Mas os amigos do mundo só perseveram até o mundo os levar a ferirem-se uns aos outros."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox